Histórias de bolsas famosas
A Hermès, que cria as Birkin Bags, é uma das marcas mais caras do mundo. O preço de uma das suas valiosas bolsas varia entre US$10 mil e US$12 mil dólares.
Originalmente, a bolsa Jackie da Gucci se chamava Fifties Constance. Porém, ela foi renomeada quando a primeira-dama dos Estados Unidos,Jacqueline Onassis, foi clicada repetidas vezes com o modelo nos anos 1960.
A Alma Bag, da Louis Vuitton, foi criada em 1925 a pedido especial de Coco Chanel, que desenhou a versão para o dia a dia da Alma Voyage para seu uso pessoal. Depois disso, ela entrou para a produção regular da label nos anos 1930.A Baguette, da Fendi, ganhou esse nome por causa do famoso pão francês. Isso porque a ideia é que ela seja levada embaixo do braço como os franceses fazem ao comprar o pão pela manhã.
Acredita-se que em setembro de 1995, a primeira dama francesa Bernadette Chirac presenteou a princesa Diana com uma bolsa Dior com um chaveiro em formato de letra e um padrão de costura inspirado nas cadeiras Napoleão III usadas no primeiro desfile da marca em 1947. Diana foi clicada várias vezes com o modelo em mãos depois disso e a maison decidiu dar o nome da bolsa de Lady Dior em sua homenagem.
Inspirada nas bolsas ‘satchel’ usada pelos estudantes norte-americanos e britânicos, a Proenza Schouler nomeou o modelo PS1 em homenagem ao sistema de educação pública da cidade de Nova York.
Diz-se que o presidente da Hermès, Jean-Louis Dumas criou o modelo Birkin, inspirado na cantora Jane Birkin, depois de se sentar ao lado dela em um voo em 1984. Isso, claro, somado ao fato dela comentar que não conseguia encontrar uma bolsa da qual gostava.
Graças à demanda pela bolsa 2.55, da Chanel, o preço do modelo aumenta anualmente. Por isso mesmo ela entra nas wishlists todo ano, para que as fãs da peça tenham a chance de compra-la antes que o preço aumente novamente.
A bolsa Speedy, uma das mais famosas da LouisVuitton, surgiu a pedido de Audrey Hepburn, nos anos 1960. Ela queria uma versão menor de uma das suas peças preferidas da label e o novo modelo se tornou um queridinho do cenário fashion, ganhando até versões criadas em parcerias com artistas quando da administração Marc Jacobs.