Detalhes que delatam
Um preço muito mais barato é um alerta, mas existem outros fatores a serem considerados
Existem formas de identificar se o produto é mesmo original, apesar de certas falsificações serem tão bem feitas que acabam deixando dúvidas.
A alerta é para os perfumes falsos, vendidos como se fossem originais – porque há os genéricos, que são similares aos originais, mas que não têm a fixação que um perfume original tem, já que possuem uma baixa concentração de essência.
São atrativos porque seus preços são mais acessíveis, mas não espere que um contratipo proporcione a duração de um perfume original.
Compre em lojas seguras
Evite comprar até mesmo em loja de shopping desconhecida.
Para ver se um perfume é falso leia cuidadosamente todas as inscrições encontradas na embalagem: não somente aquelas da marca.
A coerência é um fator importante: por exemplo, se estamos lidando com uma marca francesa e a escrita é “perfume” em vez de “parfum”, é melhor ficar alerta.
Os rótulos são importantes para identificar a falsificação de um produto original.
Na caixa contém dados que não podem faltar: os mililitros de fragrância, a composição, o país de fabricação e o prazo de validade.
O código de barras não pode ser subestimado mas não é incomum caixas de produtos falsificados com códigos de barras reproduzidos ilegalmente.
Na embalagem de perfumes falsos falta o código de rastreabilidade e número do lote como na foto acima
Cartonagem e embalagem
A primeira coisa para a qual você deverá olhar para descobrir se um perfume é falso é a cartonagem, tomando nota da caixa e do rótulo.
A caixa é, normalmente, de qualidade bem inferior, as impressões denotam algumas imperfeições e as embalagens são geralmente menores que as originais.
Tente comparar o rótulo do perfume ou o lote com o da caixa e verificar se tem erros ortográficos e se está legível.
Na caixa de um perfume original o nome está sempre escrito em relevo, em um falsificado não.
As letras da logotipia também devem ser avaliadas, já que muitos falsificadores para se “salvar” de processos mudam uma letra da marca, ou a substitui, a exclui, dependendo da sua conveniência. O truque consiste em encontrar nomes onde a diferença seja difícil de notar, por exemplo, a letra dupla “nn” poderá ser substituída por “m” e é difícil de perceber.
O celofane, ou seja, a película transparente nas falsificações não está grudado à embalagem.
No produto original, a camada de película transparente é espessa e dobrada ordenadamente, sem defeitos, aderindo completamente à embalagem.
O frasco que contém o perfume nas embalagens originais está sempre “preso” em proteções projetadas especificamente e que têm a tarefa de evitar qualquer dano devido a impactos ou choques.
Nas imitações não existe estruturas dobráveis em papelão destinadas a este objetivo.
Cheiro
Outra questão que você deverá examinar é o cheiro do perfume.
Normalmente as falsificações têm um cheiro muito intenso a álcool, que é bastante perceptível logo no primeiro contato.
Um perfume original não tem cheiro a álcool, pois o que é usado é impercetível ao olfato.
Outra particularidade é a duração do cheiro do perfume, que, nos falsificados, perde-se facilmente. O cheiro parece sempre mais “leve” e mais “aguado”.
Observar com cuidado o frasco de vidro
O frasco é outro indicador da autenticidade do perfume: um frasco original tem todas as indicações gravadas no próprio vidro.
Um frasco de perfume falso exibe, muitas vezes, etiquetas e adesivos.
Tenha atenção ainda no botão de pulverização para ver se tem alguma alteração física, sinais de adulteração ou riscos.
O pedaço de vidro com o qual os frascos são feitos é único: o que significa não ter linhas de junção.
A razão é óbvia: é essencial que o ar não entre no perfume, pois este correria o risco de aparecimento de fungos e, consequentemente, não pode haver rachaduras ou “fissuras”.
Todas os perfumes originais, portanto, são contidos em frascos com uma superfície lisa, um peso significativo e claro e transparente.
A cor é assunto importante, porque é complicado imitar. Se tiver dúvidas sobre o produto é melhor comparar suas cores com as imagens oficiais que podem ser encontradas na Internet.
Importante ser considerado a simetria do frasco. Na embalagem original o logotipo da marca é alinhado perfeitamente om o eixo de simetria do frasco.