Sapatos bem guardados podem durar décadas
- Guarde-os limpos, sem pó, de preferência dentro da caixa original ou em sacos de algodão, flanela ou tecido não tecido.
- Evite amontoá-los para não perderem a forma
- Jamais guarde sapatos ou tênis úmidos ou molhados. A umidade é o cenário ideal para fungos e mofo.
- Os sapatos que não usados diariamente podem receber formas feitas de papel jornal amassado comprimidos até o bico para “encher” o sapato (este recurso simples pode substituir formas em madeira para guardar sapatos).
- Guarde os sapatos na parte mais baixa do armário.
- Tenha sempre junto aos sapatos uma escova para remover o pó, graxa incolor ou na cor dos calçados, flanela ou tecido papel para lustrar. Uma escova para camurça também é eficiente.
- Mantenha outra escova para limpar a poeira da parte de baixo do solado dos sapatos, antes de guarda-los.
- Sapatos molhados devem receber uma camada de lustra móveis, recheio de papel higiênico bastante comprimido para manter a forma e enxugar a umidade. Seque na sombra. Escovadas, graxa e flanela depois de seco.
- Evite estocar itens em couro em lugares úmidos e limpe o local onde guarda os sapatos com água e vinagre sempre que puder.
- Saches cheio de barras de giz diminuem a umidade.
- Forrar o local com cartolina mata-borrão também evita o mofo e fica fácil de limpar.
- Jamais estoque sapatos em sacos plásticos.
- Ao guardar calçados de uma estação para outra, forre os metais que enfeitam o sapato com gaze para curativos ou algodão. Este recurso mantém os metais brilhando por mais tempo.
- Deixe sapatos e tênis no final do dia descansar fora do armário para ventilar, antes de guardá-los.