A francesa Vetements é a marca mais comentada do momento
Vetements é um coletivo de moda que foi criado em Paris.
Oito amigos de diversas áreas se reuniram, cada um com sua expertise pro negócio, para construir uma moda que buscasse algo novo, ironicamente, na tão tradicional moda parisiense.
E, enquanto marcas procuram um viés clássico, moderno ou popular, Vetementes busca subverter.
Seus desfiles são sempre apresentados em locais inusitados (de restaurante chinês a sex club), seu casting de modelos é bem democrático (pra não dizer exótico) e fatos assim só reforçam todo o hype vigente da marca.
Moda sem gênero para eles é normal e faz parte de seu dna.
As roupas são descontruídas.
Eles não querem caimento perfeito, tampouco fluidez, eles buscam roupas de atitude, de rebeldia que há tempos a moda não via.
As roupas são estranhas, complexas, polêmicas, saem da mesmice.
O designer Demna Gvasalia, nascido na Georgia, é o responsável por esta virada.
Além de sua estreia emblemática à frente da Balenciaga, ele está redefinindo os rumos da moda com o estilo street couture de sua grife que em pouquíssimo tempo de existência já ganhou status de cult e conquistou uma legião instantânea de fãs.
Com um espírito de rua e construções que fazem jus a seu aprendizado na escola belga, o estilista foi hábil o suficiente para criar um visual impactante, cheio de apelo fashion e muito conectado à cultura jovem.
Conceito Vetements
Hoodies e camisetas com letras estilo “black e death metal”
Você pode nunca ter ouvido bandas como Mayhem ou Morbid Angel, mas já deve ter reparado naqueles logotipos de metal com letras rebuscadas que muitas vezes são até difíceis de ler.
Esse tipo de letra foi usada em algumas das peças mais procuradas da marca, como o hoodie preto que Rihanna e Kanye West já usaram e nas camisetas de manga longa em cores como amarelo fluo e laranja.
É um tipo de código que fala de um certo nicho muito dark e específico do rock e que Demna trouxe para o repertório do mercado de luxo.
Estampas de filmes
Camisetas e peças genéricas com estampas literais de cenas e pôsteres de filmes, tipo lojas de suvenir ou galeria do rock.
A Vetements entrou nessa onda com a já famosa camiseta Titanic (Rosie e Jack aparecem ao fundo com o navio afundando à frente, e nas mangas a frase “coming soon”) e a saia Star Wars. Outro exemplo de como tornar o aparentemente banal desejável em um movimento de ironia.
O uniforme
A DHL é uma empresa de entregas que tem um uniforme amarelo com o logo da empresa em vermelho. Demna transformou essa camiseta em um look Vetements. O mesmo ocorreu com a capa de chuva com o escrito “Polizei”, ou seja, uma capa de chuva da Polícia. As peças renderam muitas paródias na web, mas, mais do que engraçadas, também ajudam a entender o movimento de apropriação e deslocamento de símbolos que faz parte desse jogo.
Os vestidos desconstruídos
Florais feitos com tecidos bem baratinhos e simples.
Demna pega tecidos genéricos de lojas populares, usa as estampas e as transporta para tecidos sofisticados.
Levanta as golas e babados e mexe nas barras e nas mangas, num mix de vovó e punk
Maximangas
Talvez o elementos mais conhecidos da Vetements, que foi usado por muitas marcas em suas coleções depois do estouro da grife francesa.
As mangas cobrem as mãos e deixam uma sobra de tecido, como se fossem de alguns tamanhos maiores que o dono.
Esse elemento tem influência das desconstruções da escola belga, por sua vez influenciada pelos japonistas.
Tem a ver com os limites do corpo e também com uma ideia de expandi-lo e mudar sua capacidade de movimento por meio da roupa, algo grunge, desleixado, com um certo charme desajustado
Os maxivolumes e sobreposições
Hoodies e camisetas com maxicasacos realmente maxi.
O volume nesse caso agiganta o corpo, muda sua postura e dá um ar meio personagem a quem usa.
Bloco soviético
Demna cresceu na Georgia nos anos 1980 quando o país integrava a União Soviética.
As jaquetas sintéticas, os moletons de design básico, os jeans meio baggy ou com lavagens vintage, todo esse repertório de rua e memória está presente nas coleções.
Mood underground
Seja com veludo ou couro, a turma Vetements sempre dá um jeito de imprimir um jeitão underground em seus looks.
Até os vestidos com estampas fofas acabam ganhando um outro peso, um outro clima. Isso chama-se mood.
O mood Vetements tem um pé nos porões do mundo mesmo quando caminha sobre as passarelas de Paris.
O que sai desses porões não é mofado, mas cheio de vida e com um olhar diferente e contestador sobre a suposta “normalidade” do mundo.