As camisetas agora falam
A camiseta, que em tempos passados era do vestuário masculino, hoje é uma peça de todos, atemporal, versátil, estilosa e nada básica.
Pode ser usada desde looks mais simples até aqueles um tanto formais, sempre dando um toque de estilo e elegância.
Mas nos dias atuais, a camiseta ganhou papel de destaque e importância quando se fala em comunicação e expressão, seja de opiniões, sentimentos ou pensamentos. Frases que vão desde ideais políticos, protestos, auto ajuda, mantras e letras de música até logos de marcas e desenhos divertidos cada vez mais são vistas por aí estampadas em camisetas e passando um recado direto para quem as lê.
Slogan T-Shirts
Reivindicatórias, feministas, irônicas, artísticas, personalizadas, simples ou luxuosas as camisetas viraram estilo e comunicação nos lançamentos no Hemisfério Norte nas últimas temporadas.
Maria Grazia Chiuri, a primeira diretora criativa mulher na Dior não deixou o fato passar em branco em sua primeira coleção para a Maison.
Ao colocar na passarela uma camiseta com a frase “We Should All Be Feminists” (“Nós todos devemos ser feministas”), ela deixou bem claro o que pretendia.
Uma interpretação de empoderamento da mulher sem perder a ternura
Imediatamente apareceram mil versões de camisetas com slogans e statements dando um novo interesse a camiseta básica de todo dia.
Praticamente todos os desfiles 2018 mostraram camisetas com mensagens ou logomania das marcas.
Este novo feminismo não é uma luta para fazer prevalecer vantagens sobre a mulher e, sim pela igualdade de sexos, seja em relação à profissão ou ao relacionamento.
A cultura pop se apropriou do tema e algumas empresas já criaram t-shirts com slogans feministas.
Moda militante
Vestir o que você pensa está na moda.
Em um mundo dividido e com os nervos à flor da pele, carregar seu posicionamento no look é muito moderno.
Influenciadores de todo o mundo estão usando e abusando das T-shirts com mensagens positivas, de resistência, feministas e a favor da diversidade.
A grande tendência é falar através das peças
O que se vê é uma roupa que fala mais do que palavras, que por muitas vezes expressa pensamentos e sentimentos que ficam guardados e através dela ganham espaço e força.
Politica da Moda
A sociedade atual passa por um período de transição e vive tempos conturbados.
Esse clima de instabilidade social influencia as principais Semanas de Moda ao redor do mundo.
Em Londres e Nova York, as marcas não mediram esforços em transformar suas roupas em ato político, usando a passarela para assuntos polêmicos e declarações de apoio às minorias.
Moda e política podem parecer dois campos muito distantes, mas a história ensinou que enquanto o poder se apropriava da imagem para se diferenciar e transmitir mensagens, as roupas se transformaram em um grito de resistência, carregando consigo uma força de expressão cada vez maior.
E elas mexem com as pessoas.
Camisetas gritam pedindo por uma política mais justa, o fim da violência, da repressão e do preconceito, com frases de efeito que traduzem o sentimento dos estilistas acerca de questões tão delicadas.
Outdoors Comunicantes
Não importa o que diga, o corpo fala, a roupa fala e uma mensagem sempre é transmitida, seja positiva ou negativa.
“Outdoors Comunicantes” ou “Cartazes Manifestantes” é o termo usado para se referir a esta tendência das camisetas com frases ou desenhos.
A moda é ferramenta importante na manifestação do pensamento.
A moda é expressão, inclusão e diferenciação das pessoas
Na camiseta fica ainda mais claro, pois através dela gerações inteiras se identificam com um único símbolo, multidões nos diversos cantos do mundo se unem em detrimento de uma causa e todos os dias deixamos, por onde passamos uma mensagem com nossas escolhas.
Recentemente o movimento “Mexeu Com Uma Mexeu Com Todas #Chegadeassédio”, em sinal de protesto contra um famoso ator da Rede Globo, motivou muitas mulheres a “vestir” a causa, identificada com a frase estampada no peito.
A Alta Moda também Manda Mensagens
As frases de efeito e palavras de ordem já são tão clássicas nas camisetas que a moda se apropriou para mandar mensagens.
“We Should All Be Feminists”
A estilista Maria Grazia Chiuri apresentou na sua primeira coleção no comando da Dior, a camiseta statement com esta frase e transformou a t-shirt em um dos itens mais desejados e comentados do mundo.
A declaração era oportuna não apenas para o movimento feminista, mas também para o novo papel da estilista como a primeira designer mulher a assumir as rédeas da Dior.
“Ain’t Laurent without Yves”
Irritou Hedi Slimane, já que é uma crítica a decisão do diretor criativo de eliminar o “Yves” da marca Saint Laurent.
“Protect the skin you’re in” (“Proteja a pele que você habita”)
De Marc Jacobs em campanha contra o câncer de pele. A top model Cara Levine e a cantora Miley Cyrus fotografaram nuas para a camiseta com a frase “Protect the skin you’re in” (“Proteja a pele que você habita”).
Outras celebridades como Kate Moss, Victoria Beckham, Naomi Campbell e Miranda Kerr também já participaram da campanha.
A camiseta custa US$ 35 e os lucros vão pro NYU Cancer Institute e o NYU Langone Medical Center.
“Climate Revolution”
Resultado de uma parceria única entre Vivienne Westwood e Miuccia Prada.
A Miu Miu armou um clube temporário no Café Royal em Londres chamado “miumiu-london”, com parcerias-relâmpago entre a Miu Miu e dois expoentes dos mais incríveis da moda inglesa: Vivienne Westwood e Stephen Jones.
A criadora do punk fez uma blusa com os dizeres “Climate Revolution” com renda revertida pra ONG Cool Earth, que luta pela preservação das florestas.
Slogans e Statements
Camisetas e moletons estampados com slogans têm se tornado peças cobiçadas.
Camisetas gritam pedindo por uma política mais justa, o fim da violência, da repressão e do preconceito.
Frases que clamam por socorro “Mais amor, por favor”, “Faça amor não faça guerra”, “Keep calm and …” (você escolhe).
Outras são vistas com desenhos alegres e divertidos arrancando sorrisos e gargalhadas por onde passam.
Declarações políticas, mensagens irônicas, trocadilhos humorísticos ou apenas uma palavra, como “Love”, “hero”, “happy” ou outra qualquer que por si só já diz muita coisa.
Usar slogans numa camiseta se equilibra em uma linha entre o elegante e o brega.
Fique atento nas palavras que estão escritas na sua t-shirt e certifique se combina com o lugar e o momento que você vai usar. É bom levar em conta qual o objetivo da mensagem que você carrega e a quem ela se dirige, pois uma mesma estampa pode ter significados e interpretações diferentes.
Deixe seu recado, mas lembre-se que ele reflete a sua forma de pensar e que nem todos pensam como você.
O Slogan Errado
Frase na camiseta da Zara deu o que falar.
O slogan era “White is the new Black” (o branco é o novo preto).
A descrição da camiseta da “Zara White is the new Black” foi uma alusão à expressão de moda “Black is the new Black”.
Mas houve uma série de ataques à Zara porque a marca foi mal entendida e acusada de racismo.
A expressão “Black is the new Black”, ou em uma tradução direta, o preto é o novo preto é comumente empregada como uma gíria no mundo da moda para dizer que, em se tratando de roupas, algo passou a ser de fácil combinação, extremamente versátil como a cor preta.
Camisetas Statement
Quando o mundo tenta calar, é ainda mais importante que ergamos a nossa voz
Camisetas statement nas semanas de moda
Esse clima de instabilidade social transparece, também, nas principais Semanas de Moda ao redor do mundo.
Em Londres e Nova York, as marcas não mediram esforços em transformar suas roupas em ato político, usando a passarela para trazer à tona assuntos polêmicos e declarações de apoio às minorias.
O feminismo, o respeito aos LGBTS e a questão dos imigrantes apareceram nas passarelas em forma de camisetas statement, com frases de efeito que traduzem o sentimento dos estilistas acerca de questões tão delicadas.
A Moda, assim como a Arte, exerce um importante papel em nossas relações sociais
Nossas roupas são parte do modo como nos expressamos e contestamos o mundo ao nosso redor, de modo que a relação entre a política e o vestir seja mais intrínseca do que parece.
Em tempos de intolerância, a Moda se volta para a aceitação e o acolhimento, abrindo debates importantes, que usam a sua força expressiva como uma vitrine de ideias.
As camisetas statement podem parecer apenas uma peça tendência, mas a sua importância vai muito além: essas declarações são o reflexo das nossas relações sociais.
Em Londres, o designer indiano Ashish Gupta, da ASHISH, trouxe para a passarela um mar de cores e paetês, com mensagens bastante provocativas.
Aqui, as camisetas statement aparecem em uma versão mais elaborada, com muitos brilhos e mensagens igualmente poderosas.
De acordo com o estilista, a coleção traz uma estética masculina traduzida com um apelo feminino, “as peças desta estação são um trabalho feito com amor e com ideias realmente positivas”, afirma ele.
“Por quê ser azul quando você pode ser gay?” e “Se apaixone e seja mais afetuoso” – Ashish FW 17
“O amor não vê cor” e “Fique Alerta” – Ashish FW 17
Durante a Semana de Moda de New York, a Creatures of Confort trouxe uma coleção que prega a busca pela igualdade.
Entre as calças, saias e suéteres com modelagens amplas e alongadas, pontuada por frases como “Somos todos humanos”, salientando que todas as pessoas são iguais, independente de sua origem, raça ou crença.
Uma declaração poderosa em meio às deportações em massa ordenadas pelo novo presidente, Donald Trump.
Creatures of Confort FW17
A atual política norte-americana também foi alvo de críticas (bem humoradas) na grife Public School.
As modelos desfilaram com bonés e suéteres com os dizeres “Make America New York”, uma sátira ao mantra “Make America Great Again”, slogan da campanha política de Donald Trump. Alguns dos looks ainda incluíam a frase “We need Leaders” (“Precisamos de Líderes”), que a marca já havia usado nas últimas temporadas.
Public School FW 17
Na Semana de Moda de New York, o estilista Prabal Gurung procurou reforçar o feminismo e a luta das mulheres.
No final do desfile, todas as modelos retornaram para a passarela, ao som de “Imagine”, do John Lennon, vestindo T-shirts com mensagens políticas.
Entre elas: “o futuro é feminino”, “nossa mente, nosso corpo, nosso poder”, “eu sou uma imigrante” e “nós não seremos caladas”.
Prabal, que é conhecido por buscar representar a diversidade feminina em seus shows, também apareceu com uma camiseta exclusiva, que dizia: “This is what a feminist looks like”, em tradução livre, “essa é a cara de um feminista”.
Prabal Gurung FW 17
O estilista Prabal Gurung