A roupa é uma mensagem e muitas vezes o visual errado cria um ruído na comunicação
Comunicação não-verbal
Mulheres maduras podem usar tudo o que a moda propõe.
O problema é como vamos dialogar com o estilo.
Se a silhueta é magra quase toda moda poderá se adaptar ao seu corpo.
O maior segredo é ficar longe de qualquer vulgaridade
- Evite os muito curtos que mostram as pernas (se for usar curtos adote meias ou legging) e cores e estampados exuberantes (prefira tons claros ou neutros e pequenos detalhes de cor).
- Devagar com o que mostra ou insinua demais o corpo.
Se extravagâncias chamam a atenção em que é jovem, ficam ainda mais evidentes em quem está maduro. - Em compensação abuse dos decotes, já que esta área do corpo demora mais para envelhecer. Tanto é verdade que as joias mais espetaculares são em formato de colar para serem usadas durante toda vida.
- Substitua o que o tempo tirou do corpo com roupas de qualidade (pense em qualidade sempre) e no rosto use brincos brilhantes que compensam o brilho dos olhos que se perde com a idade.
- Se gosta de calças (especialmente os jeans) prove com muita atenção evitando modelagens que achatem o bumbum ou emagreçam as pernas.
As modelagens boyfriend (shape masculino) pantalonas e flare (boca sino) além de atualíssimas são mais indicadas que a skinny, super ajustada ao corpo. - Mãe comprando na mesma loja da filha é um comportamento que pode gerar micos visuais.
As que gostam de comprar em lojas com moda jovem devem se focar mais nos acessórios do que na roupa geralmente criadas para mulheres bem mais jovens. - Menos danoso é assaltar o guarda roupa do filho. Roupas com características e cores masculinas vestem bem qualquer idade pela cor e modelagem mais limpa de detalhes.
- Comportamentos ou um visual jovial demais em pessoas maduras não ferem visualmente, mas denuncia uma postura classificada como “síndrome de Peter Pan”, o herói que se recusava a crescer. Envelhecer é um processo natural e a roupa jovem não faz este quadro reverter, apenas acentua a idade de quem pensa ter eternos quinze anos.
- Com os tratamentos estéticos e um conhecimento de moda é difícil atualmente diferenciar a mulher de quarenta para a de sessenta. A ciência mudou a cara da maturidade e hoje todos podem aparentar uma idade mais jovem. O importante é não esquecer a idade biológica.
A moda que rejuvenesce
- Alfaiataria que reconstrói a silhueta magra ou volumosa, roupas próximas do corpo ou soltas em tecidos macios.
- Camisa branca estilo masculino com botões abertos e colares.
- Cores avermelhadas, azuis, tons e rosa, preto e marrom avermelhado.
- Saias curtas, sem exageros, saias longas macias.
- Malhas lisas, como as de gola redonda ou em “V“ mais leves.
- Acessórios modernos que quebram a rigidez do estilo clássico.
- Cabelos curtos, Chanel ou caídos levemente sobre os ombros, em tons mais claros ou pretos. Um cabelo passando dos ombros muitas vezes entrega a idade e pesa no rosto, pois com a maturidade as linhas do rosto também convergem para baixo, mas em algumas mulheres funcionam como um estilo pessoal altamente favorecer. Só use cabelos longos se forem bem tratados, pois com a idade e as constantes pinturas acabam ficando bem danificados.
- Maquiagens leves, sem excesso de pó (especialmente na área dos olhos e em volta da boca) e lábios em tons neutros com brilho.
- Calças modernas, em cores tradicionais como cáqui, o preto e o cinza.
- Choque de cor em alguns itens.
Adorei as dicas… maravilhosas!!! e de bom senso.
Cleide querida obrigado pelo elogio. Espero te ver muitas vezes por aqui. Abração
Amei suas dicas, acho muito importante manter a juventude dentro do bom senso…gosto de roupas divertidas mas sem cair no ridículo…obrigada Xico…
Dinamar,
Eu que agradeço pelas palavras carinhosas e pela visita no site. Obrigado de coração.
Dinamar, muito obrigado pela visita e pelo incentivo. Um abraço e volte sempre!
Adoro tuas dicas de moda..e sei que tu realmente entende do que falar porque acompanho teu trabalho a muito tempo. .desde XC…as vezes eu fico passada de ver mulheres na faixa dos 50 ou mais vestindo roupas de jovens..nem tudo que e moda deve se usar..temos que ter conciencia e saber o que realmente combina com a idade e acima de tudo o porte físico…Xico de não fosse pedir muito gostaria que vc..fizesse mais matérias para as ???mulheres dos 5.0..grata. abração.
Miriam, obrigado pelos elogios e pode deixar que eu sempre escrevo para as “menos jovens” com muito empenho porque já estou na “faixa”!!!! Completei 64 no dia 12 de março. Beijão e obrigado pelo incentivo e pela visita. Abração!
Miriam amada
Sempre faço matérias para os maduros porque como dizia minha mãe “velho são os trapos”. Se a auto estima está em alta a idade não conta! Beijão e obrigado pela visita. Tem mais matérias na aba da moda madura.