Origem de alguns dos logotipos mais famosos do mundo
A ideia final é que ninguém precise ler nada para entender do que se está falando
Logomarcas de luxo e a origem de seus desenhos
Conheça a inspiração de algumas logomarcas mais desejadas do mundo
Versace
A cabeça da Medusa que transforma as pessoas em pedra é a logomarca da Versace que ele criou em 1978 e se tornou um ícone da marca.
Yves Saint Laurent
Adolphe Jean-Marie Mouron ou simplesmente Cassandre (um pintor, artista e designer tipográfico) criou o logotipo YSL em dezembro de 1961 .
O desafio foi quebrar a regra de não misturar na mesma palavra dois tipos (fontes) de letra.
Hermès
A Hermès começou como uma pequena oficina de arreios de luxo e freios para as carruagens puxadas por cavalos em Paris.
Sua linha de produtos era dedicada a servir nobres europeus.
O logotipo da Hermes traz uma carruagem real e um cavalo, e usa uma forma ligeiramente modificada do tipo de letra Memphis, que foi originalmente concebido por Rudolf Wolf em 1929.
Chanel
O logotipo da Chanel foi desenhado por Coco Chanel em 1925 e permanece inalterado até hoje.
Comenta-se que foi inspirado nos vitrais de curvas entrelaçadas da capela do orfanato onde Chanel passou a última metade de sua infância.
Outra fonte aponta para Boy Capel – grande amor da vida de Chanel e financiador de suas primeiras boutiques.
O logotipo duplo C parece sugerir as iniciais de Chanel e Capel numa sobreposição.
Prada
A marca Prada utiliza apenas o nome na sua identidade visual atual, mas a marca já foi emoldurado por uma corda.
O design da corda data da época que a Prada foi escolhida como a fornecedora oficial para a Casa Real em 1919, permitindo utilizar o brasão (escudo) da Casa, que incluía a moldura em corda .
Louis Vuitton
O monograma da Louis Vuitton foi usado pela primeira vez em 1896 e criado pelo filho do fundador, Louis Georges Vuitton.
O “padrão de flores de inspiração japonesa” do monograma foi criado para impedir a falsificação das bagagem e se tornou a primeira logomarca da moda.
Paul Smith
A assinatura da logomarca não é do estilista inglês Paul Smith.
Foi criado por Zena Marsh no início dos anos 1970,quando trabalhava em sua loja em Nottingham Byard Lane.
O logotipo desenhado à mão foi levemente alterado no início de 1980, quando Smith abriu sua primeira loja em Londres.
Rolex
O logotipo dos relógios Rolex é uma extensão do slogan da empresa, que é “Uma coroa para cada conquista”.
Esse desenho tem sido usado desde o início da empresa em 1903.
Para os fundadores da Rolex Hans Wilsdorf e Alfred Davis, a coroa representa prestígio, vitória e perfeccionismo.
Burberry
Esse desenho foi elaborado em 1901, quando o logotipo foi chamado de “Burberry Equestrian Knigh”.
Incluí a palavra latina “Prorsum”, que significa “à frente”, já a armadura do cavaleiro sugere proteção e inovação na criação dos produtos da marca.
Gucci
O logotipo da marca Gucci representa as iniciais do fundador, Guccio Gucci, e foi criado por seu filho, Aldo, em 1933.
Embora semelhante ao logotipo Chanel (duas letras “C” entrelaçadas), nunca houve qualquer problema sobre as semelhanças.
Harrods
Criado por Minale Tattersfield em 1967, o objetivo do logotipo da loja inglesa Harrods, era unir uma variedade de mais de 300 itens expressando a individualidade de cada produto através do design .
A identidade visual da marca Harrods foi atualizada em 1980.
Ralph Lauren
O logotipo Polo foi visto pela primeira vez em 1970.
Ralph Lauren escolheu o nome “Polo” para promover o esporte, associado a um mundo de elegância e estilo.
Marcas Esportivas
Adidas
A empresa foi registrada como “Adidas AG” em 18 de Agosto de 1949.
Suas peças de vestuário e calçados se caracterizam pelas três listras paralelas, que fazem parte do logotipo oficial.
As três listras inconfundíveis foram inventadas pelo fundador Adi Dassler e, em 1949, apareceram pela primeira vez em calçados.
A marca começou a assinar vestuario em 1967.
O símbolo trifólio (que lembra um trevo de três folhas) surgiu em 1971 e permanece na coleção Adidas Originals até hoje.
Em 1997, a logomarca criada pelo Diretor de Criação Peter Moore transformou as três barras em uma montanha que representa os objetivos e desafios da empresa.
Em 2006, as duas últimas coleções passaram a usar as três listras seguidas pelo nome da marca.
Lacoste
Nike
O logo da Nike foi criado em 1971 por Carolyn Davidson, estudante de design da Portland State Universityque, que recebeu apenas 35 dólares pelo desenho.
O logo da Nike é inspirado no movimento de uma raquete de tênis, tanto que o nome inicial, antes de ser Nike, era Swoosh.
Em 1972, o primeiro tênis usando a marca chegou ao mercado.
Sete anos depois, o nome passou a ser grafado em letras maiúsculas.
Foi finalmente retirado em 1995, restando apenas o “swoosh”.