Se o orçamento anda apertado para novos figurinos, use a imaginação para produzir uma nova imagem com o que tem no armário.
Cortando uma bainha ou aplicando alguns detalhes, peças aposentadas podem virar tendência.
Mas devagar com os exageros e na dúvida entregue a um profissional que saiba fazer a reforma sem estragar a peça.
Mudança de identidade
- A customização é o ato de transformar peças básicas em itens exclusivos através de cortes, navalhadas, pinturas, bordados ou aplicações. É uma forma de criar identidade nas roupas e ainda brincar com a imaginação.
- Calças ou peças de jeans aposentadas podem se reciclar neste processo com uma boa reforma, mudança de barra ou aplicação de detalhes ou bordados.
- Mude também a aparência do jeans manjado com uma lavagem diferenciada (estonado, tinto, destroier, degradê). Muitas lavanderias mantêm um serviço de lavagens para atualizar jeans antigos.
- Coloque listras na lista de inverno. Ou bolinhas, estampas animais ou florais. As tintas de tecido podem mudar a cara de qualquer peça lisa. Crie novas estampas para camisetas, camisas ou tricôs.
- O preto permanece fundamental e todas têm no armário. A bossa agora é combiná-los em diversas texturas (couro + renda + musselina +veludo, etc.) ou toques fluorescentes como o limão ou pink.
- O visual anda ornamentado. Camisas básicas podem ganhar babados em tecidos de outras texturas no peito ou mangas. Os babados, soltos ou em cascata (mesmo em tons diferentes) podem atualizar qualquer peça do vestuário e vestidos de festa usados.
- Aplicação de pétalas, detalhes ou franjas em relevo. Nada mais tem textura clean. Aproveite as peças minimalistas do armário e aplique a imaginação.
- Laços em tecido ou couro podem dar uma reciclada em roupas e acessórios.
- Desmanche e misture várias lavagens de Jeans. É moderno.
- Tirinhas ou roletes em couro ou tecido fecham decotes e costuram panos, deslizando pelo buraco dos ilhoses, inspiradas nas amarrações dos corseletes. A tendência pode ser aplicada em roupas de outras estações por qualquer sapateiro que tenha máquina de ilhós.
- Quem tem um pouco de habilidade pode bordar roupas usadas. Lantejoulas, canutilhos e miçangas mesmo salpicadas no tecido inspiram glamour.
- O tema folk, no estilão anos 1970, usa crochê e tricô e muitas grifes investiram neste estilo. Estas são peças fáceis de encontrar em brechós ou com opção do “faça você mesma”, para quem tem dotes manuais.
- Casacos 7/8, acima do joelho vestem bem qualquer tipo de corpo. O comprimento moderno na bainha pode ser conseguido cortando mantôs longos.
- Rendas criam imagem da tendência vitorianos. Qualquer peça do armário pode receber enfeites de renda para se atualizar.
- Sobreposições criam colorido e nova identidade para roupas manjadas.
- Assimetrias nos decotes, bainhas, mangas. Com criatividade e uma boa costureira é possível transformar as roupas simétricas neste look atual.
- Assalte o guarda roupa do pai, namorado ou irmão. A proporção masculina no corpo feminino está super valorizada na tendência “boyfriend”
- Revire o guarda roupa da vovó ou da tia em busca de peças de outras épocas. Muitas senhoras guardam as boas roupas ou as grifadas e a moda sempre busca referencia no passado. A inspiração atual é nos anos 1970, 1980 e 1990 (grunge e minimalismo).
- Encurte as saias. Pode marcar comprimento mini ou midi (pelo meio da canela), que são as bainhas mais modernas da estação.
- Borde as barras dos seus jeans.
- Adote meias e meias-calças coloridas. Inovam qualquer visual.
- Recorra a acessórios super atuais. O acessório contamina a roupa.