Saiba de onde saíram o nome de alguns itens de moda
Muitos termos de moda foram batizados com os nomes próprios de pessoas com estilo ou que criaram o estilo.
Azul Klein
O azul Klein também é chamado pela moda de azul caneta e tem se mantido nas cartelas mais influentes há muitas estações.
O azul Klein foi criado por Yves Klein, que nasceu em Nice, França, e muitas das suas obras da década de 50 são quadros monocromáticos em azul, que ele patenteou como Azul Internacional Klein.
Anabella
Nome de salto inteiriço que foi popularizada pela atriz hollywoodiana dos anos 30, chamada de Anabella, que além de ser famosa pelo salto é também conhecida por ter sido casada com Tyrone Power, uma espécie de Brad Pitt da década de 40.
Adidas
Marca fundada por Adolf Dassler (1900-1968) para sapatos de ginástica, confeccionado na pequena fábrica que montou com o seu irmão Rudolf em Herzogenaurach, na Baviera. Em 1948 os dois irmãos separam-se. “Adi” funda a Adidas (contração do seu nome e apelido) e Rudolf funda a marca Puma.
Bolsa Lady Di da Chistian Dior
Sucesso absoluto dos anos 1990 a bolsa a tiracolo era enfeitada com letrinhas do nome Dior penduradas no zíper. Ficou famosa em todo mundo nas mãos de Lady Diane Spencer, a Lady Di e por isto a casa Dior resolveu batizar com o nome dela a sua bolsa mais famosa.
Bolsa Kelly da Hermes
Bolsa criada em homenagem a atriz e princesa de Mônaco Grace Kelly pela Casa Hermès de Paris e que também homenageou a atriz e cantora Jane Birkin (“Je táime moi non plus”) com uma bolsa similar chamada de Birkin.
Recentemente após Jane Birkin assistir a um documentários feito pelo PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, na sigla, traduzida do inglês), sobre a produção do couro usado por empresas fornecedores de matéria-prima para a grife, ela pediu que a marca retirasse seu nome do acessório de luxo devido ao “fato das práticas cruéis de criação e abate de crocodilos”,
Borsalino
Famosa marca de chapéus italianos fundada em 1857 por Giuseppe Borsalino. Acabou batizando um tipo de chapéu mole em palha. Sua mais importante aparição foi no filme “Casablanca”, mas foi nome de filme estrelado por Alai Delon e Jean Paul Belmondo “Borsalino”(1970)
Brigitte
Sapatilha rasteira tipo balet com um detalhe de pompom de couro sobre o peito do pé ganhou este nome por causa da atriz francesa Brigitte Bardot, uma super fã desta modelagem nos anos 60.
Cacharel
É uma grife francesa de roupas criada em 1962 por Jean Bousquet. O nome vem do marreco “cacharel” que assim é chamado em algumas regiões do sul da França.
O lançamento de blusas finas de algodão com sua marca e uma capa na revista Elle em 1963, colocaram a etiqueta no mercado internacional da moda.
Popularmente é uma blusa de gola alta lançada com muito sucesso nos anos 1970 e e que ficou conhecida por ” Cacharel”, nome da marca que a criou.
Chanel
O nome da famosa costureira francesa batiza o comprimento de saias cobrindo o joelho, corte de cabelo geométrico e curto e a bolsa com alça de corrente e corpo matelassada.
Cardigan
Casaco de malha, tricotado em casa ou produzido industrialmente com mangas compridas e botões na frente.
Inicialmente usado pelos oficiais do exército britânico durante a guerra da Criméia, deve o seu nome ao sétimo conde de Cardigan, James Thomas Brudenell (1797-1868), que comandava uma das brigadas.
Durante o século XX foi adaptado ao uso casual.
O twin set é constituído por camiseta e casaco em malha foi introduzido na moda nos anos 30, é um desdobramento da cardigan tradicional.
Clutch Farah Diba
A imperatriz popularizou uma pequena carteira de mão em metal usada em festas e copiada até hoje no mundo inteiro e que por isto ganhou o seu nome pessoal.
Farah Pahlavi foi uma imperatriz (conhecida como Farah Diba), terceira esposa deMohamad Reza Pahlavi e a última (e única moderna) Shahbanu (Imperatriz) da Pérsia.
Foi coroada Rainha pelo casamento com o Xá em 1959, e em 1967 foi a primeira Imperatriz do Irão a ser coroada nos tempos modernos.
O fim da monarquia em 1979 fez com que fosse a última Imperatriz.
Decote Dior
Decote de ombro a ombro com uma gola lançada pelo costureiro francês Christian Dior na coleção de 1947 batizada de “New Look”.
Foi um sucesso nos anos 50 e voltou com força na moda no incio da década de 90.
Farrah Fawcett
Foi um ícone da cultura pop e teve o corte e o penteado dos cabelos copiado por milhões de mulheres dos anos 1970 e 1980.
Farrah Fawcett foi atriz e modelo norte-americana e um dos maiores símbolos sexuais femininos da década de 1970 e uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos.
Ganhou fama internacional ao interpretar a detetive Jill Munroe na série “As Panteras”.
Jacquard
Tipo de textura feito no tricô e em tecidos. Ganhou este nome graças ao nome do inventor francês Joseph-Marie Jacquard que descobriu como manufaturar estas texturas com mecanismo complexo.
Lacoste
Identifica as camisas pólo e ganhou este nome graças ao campeão de tênis francês René Lacoste, também conhecido por “o crocodilo”. Ao criar este formato de roupa para tênis resolveu bordar a sua marca “animal” no peito.
Príncipe de Gales
Padrão de estampa no tear lançado na Inglaterra por Eduardo VII, quando ele ainda não tinha sido coroado-daí o nome Príncipe de Gales, atribuído ao xadrez de riscas irregulares explorando cores neutras.
Raglan
Esta manga cortada em diagonal sem cava foi batizada com o nome de Lord Fitzroy Raglan, comandante britânico na guerra da Criméia. A falta de um braço do comandante originou este formato de manga.
Spencer
Paletó curto acima da cintura criado pelo inglês Lord Spencer no final do século dezenove para ser usado para montar a cavalo.
Geografia na moda
Muitas roupas ficaram associadas ao nome dos lugares onde se tornaram populares com cacife para ganhar o reconhecimento do mundo e inspiração de muitos estilistas.
Bermudas
Origem: Arquipélago da Bermudas
A lei local proibia mulheres de shorts e as turistas levaram a idéia para casa
Cetim
Origem: China
O nome é em homenagem a cidade Zaitun (pronuncia-se cetim) tecida em seda ou fibra sintética.
Chapéu Panamá
Origem: Equador
Chapéu de palha em cor clara é chamado de “Panamá” erroneamente e ficou com este nome por ter sido usado pelo presidente americano Theodore Roosevelt em visita ao Canal do Panamá em 1906.
Saint-tropez
Praia francesa muito famosa nos anos 60, graças a vanguarda dos frequentadores. O nome Saint- Tropez foi atribuído as calças e saias de cintura baixa que deixam o umbigo de fora, e que permanece atual.
Maravilhoso! Verdadeira cultura de moda!
marilena, muito obrigado. Quero te encontrar todo dia por aqui. Beijão
Parabéns,adorei a matéria.É cultura agradável.Gosto muito também, dos sapatos criados por Gabrielle Chanel.Um charme!
Nara , obrigado por prestigiar a página. Um forte abraço
Excelentes sistematizações sobre a origem de termos usados na moda.
Parabéns!
Leontina, muito obrigado pelo incentivo
Bem legal, é moda, é história, é cultura!
Oi Tatiana
Quem não tem passado, não tem futuro! kkkkk
Beijos e obrigado pela visita.