Verão Tórrido
No filme “O pecado mora ao lado” (1956) a personagem de Marilyn Monroe tem o hábito de se refrescar na ventilação do metrô.
Não parece uma idéia sensata, já que o marido real da atriz na época, Joe di Maggio pediu o divórcio assim que viu estas cenas.
Nem sempre é preciso ações tão traumáticas para se refrescar no calor.
Truques refrescantes
Quem mora em lugares quentes ou está sofrendo de menopausa tem bons motivos para reclamar do calor.
Sol forte é bom na praia e de roupa de banho, caso contrário o melhor é tentar amenizar na maneira de vestir.
- Ao andar na rua cubra a cabeça com chapéu, lenço ou boné.
- Deixe os cabelos longe do rosto e pescoço.
- Evite as jóias e bijuterias, mas valorize os brincos.
- Quanto mais clara a cor mais luz ela reflete e mais fresca se torna. Branco, bege, tons de verde e azul claro são os melhores tons.
- Use roupas íntimas de algodão, mais frescas e saudáveis.
- Evite roupas coladas ao corpo, especialmente em tecido sintéticos.
- Peças mais amplas criam um melhor espaço para circulação de ar.
- Vestidos soltos são mais frescos, especialmente em tecidos leves. Lembre-se das roupas dos árabes no deserto. A “tenda” de tecido cria um espaço para a circulação de ar
- Prefira saias ou vestidos mais longos. A área de sombra nas pernas refresca todo o corpo.
- Evite meias de qualquer tipo. Com o tênis prefira as curtas de algodão.
- Pés muito descobertos ou em sandálias nem sempre representam a melhor solução. Sapatos mais usados e em materiais leves, mesmo fechados, refrescam mais.
- Camisas soltas, tipo masculinas sobre calças ou saias de cós frouxo, refrescam mais que tops justos.
- Procure usar somente roupas em tecidos de fibras naturais como o algodão, viscose e linho. São mais absorventes, menos “grudentos” e mais frescos.
- Apesar do preconceito no Brasil com tecidos de lã no verão, é bom saber que a lã fria também refresca, como qualquer outro tecido natural (os caftans utilizados no deserto são feitos em lã).
- Tramas tecidas como o jérsei de viscose e a malha fria são geladinhas na pele. Outros tecidos desenvolvidos com o fio viscose, como o albene e o crepe são também boas soluções de verão, assim como as cambraias, tricolines e a meia- malha.
- Muitos tecidos trazem misturas tecnológicas de fios com materiais naturais e de laboratório garantindo o frescor das fibras naturais com a praticidade do sintético.
- Quem tem suor abundante, evite microfibras e sintéticos em geral. A pouca ventilação do tecido provoca aparecimento de fungos responsáveis pelo mau cheiro. Use sintéticos por cima de camisas ou blusas de algodão folgadas nas cavas.
- Use bolsas de materiais que não colam como os tecidos e a palha.
- Cores frias (tons de azul e verde) são mais refrescantes na pele e na aparência que as tonalidades quentes (vermelho, laranja, amarelo)
Receitas caseiras contra o calor
- Refresque os pulsos, têmporas e pescoço com pano umedecido em álcool ou loção de cânfora ou mentol. Ativam a circulação, refrescam e deixam um cheiro delicioso. Uma pedra de gelo passada nestes locais também ajuda.
- Aplique saquinhos de chá preto como compressa nos locais com maior abundância de transpiração. O chá contém ácido tânico que elimina o mau cheiro, especialmente nos pés e axilas.
- O talco espalhado no corpo seco após o banho, usado pelas vovós, ainda é uma boa ideia para espantar o calor.
- Refresque os produtos de beleza e o perfume em um cantinho da geladeira.