Serviço personalizado
A industria da moda é tão recente que a cada estação aparecem novos tipos de profissionais para trabalhar neste universo.
A diversificação tão grande nas propostas atuais da moda confunde os consumidores e alguns profissionais não podem errar no que vestem. A necessidade de pessoas que trabalham com a imagem, sem cultura de moda ou agenda para conduzir sua própria comunicação visual gerou um novo profissional, o personal stylist.
Diferente do estilista que cria conceitos, o personal stylist cria imagens para qualquer estilo de consumidor. Uma espécie de consultor de moda particular.
Políticos, cantores, artistas, estrelas do show bussiness, jogadores de futebol, atletas, empresários, executivos importantes e muitos outros profissionais que dependem da aparência para ganhar a vida, sem tempo e nem vontade de escolher o que vestir, são alguns dos potenciais clientes, além de lojas de luxo que mantêm um serviço de personal stylist para ajudar na escolha do que veste melhor clientes indecisas.
Já imaginou ter alguém que entende de moda e estética para conduzir o que fica bem na hora da prova e até escolher o melhor na sua silhueta?
Parece um luxo exagerado? Nem tanto.
Nos anos 1980, personal training era exclusivo de celebridades e milionários e que acabou se tornando um profissional acessível a qualquer mortal que busca um corpo em forma sem arriscar.
Com universidades e cursos de moda formando tantos estilistas, talvez dentro de pouco tempo seja possível passear pelas lojas com um consultor pinçando tudo o que mais favorece.
Em algumas lojas sofisticadas no exterior e no Brasil isto já é possível. Consultoras especializadas escolhem para grande parte das mulheres de executivos e políticos, sem muita experiência com roupas, o que elas devem usar para não pagar mico na nova postura social. Dos óculos com a grife certa até o par de sapatos adequado.
Além de ser confortável e econômico para quem compra, já que o vestuário hoje é um investimento, abre mercado de trabalho para quem quer se dedicar profissionalmente à moda. Você pode decorar a casa sem a ajuda de um arquiteto, mas se tiver à consultoria de um destes profissionais o resultado pode ser bem melhor, mais prático e econômico.
Com um personal stylist o critério pode ser o mesmo.
Onde um personal stylist pode atuar
Um personal stylist pode dar consultas para clientes particulares que buscam uma imagem atualizada ou adequada ao tipo de vida ou trabalho.
Pode também trabalhar como um “Personal shopper” de loja, dando consultas e sugestões para pessoas que não têm paciência, criatividade, tempo ou gosto para escolher roupas.
O personal stylist sugere várias propostas, mas é sempre o cliente que escolhe.
Como funciona esta prestação de serviço
O personal stylist tem que aprender a detectar o hábito, estilo de vida, necessidades e preferências de quem precisa deste serviço profissional. Cada cliente tem sua própria identidade, que deve ser preservada com coerência.
Precisa equilibrar criatividade com organização. O personal stylist ajuda a explorar o estilo pessoal de cada um, sem impor idéias que podem conflitar com a imagem do cliente.
A consultaria começa geralmente com um primeiro encontro onde o personal stylist entrevista o cliente buscando pistas do estilo pessoal, atividade social e profissional, gosto pessoal e a finalidade da consultoria.
Depois tem que conhecer tudo o que o cliente tem no guarda roupa.
O passo seguinte é ir a cata do vestuário adequado que ajude a construir a imagem que foi projetada.
A finalidade do visual pode ser para marketing político, artístico, para ser aceito em um grupo, para ganhar uma imagem mais próxima da empresa que trabalha, para um casamento impecável ou até para mudar o estilo pessoal de um guarda roupa.
O pagamento é geralmente acertado por consultas, com preços especiais para trabalhos mais complexos. Exatamente como funciona uma consulta dentária. O preço fixo é estipulado, mas se aparecer um tratamento de canal, por exemplo, o preço é à parte da consulta.
Formação de um personal stylist
A formação acadêmica de moda em uma universidade ou curso profissional ajuda, mas condição “sine qua non” para este oficio é ter um olho agudo para o estilo.
Deve entender profundamente a silhueta humana e ter noção para avaliar o que veste bem em cada formato de corpo e ambiente.
A experiência de vendas em lojas colabora para conhecer melhor os diversos tipos de consumidores, silhuetas, tecidos e estilos de moda.
Precisa estar antenado com o que existe de mais novo na moda e entender a mensagem renovadora das passarelas, sem se tornar uma vítima das tendências passageiras e nem sucumbir à devoção por certas marcas ou preços altos.
Comprar peças de luxo ou a última moda, todo mundo sabe.
O serviço de um personal stylist vai além. Precisa oferecer um estilo pessoal que destaque ou entrose e traga uma imagem para o cliente mais duradoura do que os modismos da estação.
Este profissional não deve limitar os conhecimentos ao mundo fashion. É fundamental entender como funciona a vida política ou social para dar assessoria a profissionais de cada área.
Gostei , e aonde existe este tipo de curso ,hein Xico