MANUTENÇÃO DAS SAIAS PLISSADA
As saias plissadas se tornaram um item básico no figurino feminino, mas exige uma manutenção adequada para não perder o efeito das pregas.
Se as pregas sumirem na lavagem vão exigir um novo processo de fixar os plissados com um profissional que saiba fazer a técnica. Plissadeiras são difíceis de serem encontrados, já que este processo ficou esquecido muitos anos pela moda.
O melhor é um cuidado especial na hora da manutenção
LAVAR NA MÁQUINA OU À MÃO
Antes de iniciar a lavagem, verifique a etiqueta de cuidados da roupa, onde poderá encontrar instruções de limpeza e secagem, além disso, também poderá encontrar a temperatura ideal para passar a peça.
Então, o procedimento depende do que diz a etiqueta do vestuário, em princípio, se você seguir as recomendações, não perderá as dobras do tecido.
Geralmente, o plissado permanente é obtido apenas em panos sintéticos como as roupas de poliéster, enquanto o efeito criado em pano natural como o tecido de seda, georgette, chiffon, algodão ou lã pode ser perdido depois de duas ou três lavagens.
No entanto, se não encontrar as instruções de lavagem, existem alguns cuidados básicos a seguir.
Como com outros tecidos delicados, roupa plissada também é lavada em água fria, com um detergente suave.
LAVANDO ROUPAS PLISSADAS
Ao iniciar a lavagem à mão, utilize sempre água fria e detergente neutro ou sabão para roupas delicadas.
Durante o procedimento, procure não torcer a peça para não deformá-la. Em seguida, já com o tecido limpo e seco, evite o contato direto com a luz solar, coloque a peça para secar em um cabide, de modo a evitar a formação de marcas permanentes.
A lavagem na máquina de lavar deve ser evitada, a menos que o tecido plissado seja feito de poliéster, uma fibra sintética particularmente resistente. Neste caso, coloque somente a peça, procure não colocar mais roupa no equipamento, especialmente se forem de outras cores ou feitas com outros tipos de tecidos.
Coloque a saia dentro de uma meia de nylon para não deformar as pregas na hora que a máquina bate as roupas na lavagem.
Utilize um ciclo suave e, em baixa temperatura. Além disso, a máquina de lavar deve ser evitada se as roupas possuem peças metálicas.
Como alternativa, se deseja manter o efeito plissado das roupas, pode fazer a limpeza a seco ao levar a roupa em uma lavanderia profissional, assim não terá problemas porque a limpeza será feita por uma empresa especializada.
Em geral, conservar qualquer tipo de vestuário significa seguir as recomendações do fabricante e entender que cada tipo de tecido possui as suas próprias característica têxteis.
PASSANDO ROUPAS PLISSADAS
Quem precisa passar a roupa com ferro de passar, precisará tomar cuidado durante o procedimento para que não remova os plissados e acabe estragando a peça. Consulte a etiqueta para saber a temperatura ideal, ou ao menos use o ferro ajustado para roupas delicadas e passe com bastante delicadeza, não pressione o aparelho com força. Além disso, o ferro a vapor pode ser a melhor opção, ajudará a amolecer a trama do tecido, agindo direto nas fibras.
Para que os vincos permaneçam na peça, basta usar o vapor do ferro. Caso contrário, também é possível manter as dobras durante o procedimento com a ajuda de alguns grampos de cabelo ou prendedores de madeira de varal, basta colocá-los sobre os plissados e, em seguida, passar a partir de cima para baixo, passando uma prega por vez. Evite passar o ferro de um lado para o outro para não acabar removendo as marcas do lugar.
Todos estes procedimentos são necessários para evitar a deformação da peça ou formação de manchas que são difíceis de remover. Além disso, tenha cuidado para não passar o ferro sobre grampos.
COMO GUARDAR SAIAS PLISSADAS
Passo 1:
Estenda a saia e veja para que lado o plissado está, isso é muito importante para não dobrar errado e não estragar o pano.
Passo 2:
Dobre a saia e para que ela fique como um rolinho.
Passo 3:
Enrole a saia para a direção do plissado, se preferir de um nozinho pra ficar mais fácil de guardar dentro do guarda roupa.
outra dica é deixar guardadas dentro de uma meia de nylon, sem pendurar, pois como são cortadas enviesadas podem ganhar pontas na bainha
Xico Gonçalves
Xico Gonçalves
Artigos: 850

2 comentários

  1. Boa noite, meu problema e que não sei passar saia com prega, nem tabua de passar eu tenho, gdo compramos as saias pela internet, nós estamos vendo, um tecido diferente de gdo chega na nossas casas, por isso eu e as pessoas dizem , compramos um produto e estamos recebendo outros, mesmo que os vendedores estão especificando o tipo de tecido, nós não conhecemos os tecidos, e a foto mostra uns tecidos que não passa, gdo chega, precisamos passar. Desculpa, queremos ficar com o produto, mas tem que passar, e agora? Obrigado.

    • Ozeas, passar roupas está ficando obsoleto com a invasão dos tecidos sintéticos, mas algumas peças ainda precisam de manutenção mais elaborada. Para passar sua saia de prega aconselho que você alfinete as pregas de sua saia e passe sobre uma toalha, já que você não tem a tabua de passar. Teste antes em uma ponta da saia para não queimar o tecido. Boa sorte e obrigado pela visita ao site. Me acompanhe no Instagram @xicogoncalves_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*