A street style, traduzindo para o português: moda de rua, é a inspiração da hora para os estilistas mais descolados.
Originária das principais metrópoles do mundo, como Nova Iorque e Londres, essa vertente de estilo apresenta visuais contemporâneos.
Se engana quem pensa que todas as tendências de moda saem direto das passarelas.
O street style, ou a moda de rua, também é responsável por inspirar e influenciar o modo como homens e mulheres se vestem ao redor do globo, tanto que nas semanas de moda os holofotes não iluminam somente as grifes, mas também os looks de rua.
Mas afinal, o que a moda das ruas tem para oferecer?
As aventuras pessoais na maneira de vestir dos que circulam em grandes cidades viraram referencia para novas ideias de moda pelo viés autoral e por ser manifestações visuais mais humanas e menos comerciais.
O street style é abordado em portais conceituados como o The Blonde Salad, da italiana Chiara Ferragni, e publicações como Vogue e Elle.
Se antigamente um estilista se inspirava em castelos ou heroínas de outras décadas, os mais antenados do momento criam coleções depois de dar uma volta pelas ruas das grandes capitais.
A escolha pessoal de cada um acaba influenciando nas tendências da temporada
Esse tipo de tendência pulou para as passarelas de criadores atuais com o sucesso da marca francesa Vetements.
Street style: das ruas para as passarela
Atualmente a rua é de onde a moda vem e para onde a moda vai.
O Street style é a moda que vem dos indivíduos, independente de classe social, cultura ou etnia, e não só das marcas ou semanas de moda.
A evolução do olhar aguçado de Cunninghan sobre o lifestyle dos nova-iorquinos
No mundo existem milhares de “style hunters”, munidos de máquinas fotográficas registrando o visual das pessoas, cores, culturas, natureza, inspirações personalizadas que acabam influenciando outros consumidores e principalmente os estilistas de moda que se baseiam na aceitação das ruas para construir coleções de sucesso comercial.
Bill Cunninghan foi o pioneiro.
Na esquina da rua 57 com a Quinta Avenida em Nova York, o maior fotógrafo de moda de rua de todos os tempos, Bill Cunninghan, 85 anos, publica semanalmente no jornal New York Times, há mais de 30 anos, sua visão sobre a moda na cidade.