Sapatos sempre novos
- Guarde-os limpos, sem pó, de preferência dentro da caixa original ou em sacos de algodão, flanela ou tecido não tecido.
- Evite amontoa-los para não perder a forma
- Guarde os sapatos na parte mais baixa do armário.
- Jamais estoque sapatos ou tênis úmidos ou molhados. A umidade é o cenário ideal para fungos e mofo.
- Os sapatos que não usados diariamente podem receber formas feitas de papel jornal amassado comprimidos até o bico para “encher” o sapato. Este recurso simples pode substituir as formas em madeira para sapatos.
- Tenha sempre junto aos sapatos uma escova para remover o pó, graxa incolor ou na cor dos calçados, flanela ou tecido papel para lustrar. Uma escova para camurça também é eficiente.
- Mantenha outra escova para limpar a poeira da parte de baixo do solado dos sapatos, antes de guarda-los.
- Sapatos molhados pela chuva devem receber uma camada de lustra móveis, um recheio de papel higiênico bastante comprimido para manter a forma e enxugar a umidade e secar na sombra.Escovadas, graxa e flanela renovam o couro depois de seco.
- Evite estocar itens de couro em lugares úmidos e limpe o local onde guarda os sapatos com água e vinagre sempre que puder.
- Sachê cheio de barras de giz diminui a umidade.
- Jamais estoque sapatos em sacos plásticos.
- Se o calçado for ornamentado por fivela ou detalhe metalizado, ao guardar de uma estação para outra, forre os metais com gaze para curativos ou algodão. Este recurso mantém os metais brilhando por mais tempo.
- Deixe sapatos e tênis no final do dia descansar fora do armário para ventilar, antes de guarda-los.