Homens que vestem terno diariamente, assim como os que só usam casualmente, precisam ficar atentos aos detalhes que fazem toda a diferença na manutenção e no uso do traje.
Para fazer bonito, confira algumas dicas
Tamanho certo
- O comprimento do paletó deve ser na altura da palma da mão, do braço esticado rente ao corpo.
- As mangas devem deixar à mostra 1 centímetro do punho da camisa.
- Não pode ficar justo, nem folgado demais – a medida ideal é que haja a folga de cerca de 4 dedos entre o tórax e o paletó fechado.
- Nos ombros, também não pode haver sobra.
- A calça deve ficar na cintura, e o comprimento certo é na altura do calcanhar, a barra não deve ficar dobrada ou amontoada sobre o sapato.
Higienização
- O terno não deve ser lavado com frequência, pois o tecido sofre desgastes.
- O ideal é procurar locais especializados, que façam a limpeza sem utilizar água (lavagem a seco, por exemplo), para evitar a degradação do tecido.
- Após o uso, é indicado deixar as peças à sombra, em um local arejado.
- Ao guardar, é importante usar cabides de acrílico ou madeira, ideais para evitar deformações enquanto estiver pendurado.
Regras básicas
- O último botão do paletó deve ficar sempre aberto, a não ser que tenha só um botão. Se estiver usando colete, o paletó pode ficar desabotoado. Mas para ocasiões mais formais, melhor fechado.
- Preste a atenção na altura da gravata. A ponta da gravata deve ficar na altura do cinto, na cintura. E a cor do acessório deve ser sempre mais escura que a da camisa.
- Já o sapato e o cinto precisam ter a mesma tonalidade. O ideal é que terno preto seja usado com sapato e cinto pretos; terno marrom, com sapato e cinto marrons, e para ternos de outras cores, é possível escolher outras opções.