Como usar a gravata borboleta
Talvez um dos acessórios masculinos mais antigos a gravata borboleta sempre foi um símbolo de elegância. Humphrey Bogart que o diga (foto acima).
Apesar de pouco usada no Brasil, na Europa a gravata borboleta é um acessório comum para a maioria dos homens como mais uma opção.
E a maioria dos que usam vestem com roupas casuais como suéteres, cardigã, paletó informal, só com a camisa esportiva e também com trajes formais.
História
- A história da moda sempre apontou os romanos como os primeiros a usar o que viria a ser uma gravata, mas a origem vem do Egito e China, onde o imperador chinês Shih Huang Ti’s vestia cachecol com um nó em volta do pescoço, algo próximo à gravata de hoje como símbolo de status e de elite entre as tropas.
- Os soldados croatas a serviço da França durante a Guerra dos Trinta anos também atavam pedaços de tecidos ao pescoço com laços como distintivo militar sendo de tecido rústico para os soldados e de algodão ou seda para os superiores.
- Terminada a guerra na vida civil as gravatas começaram a se impor como um status. O próprio rei Luís XIV ordenou que seu alfaiate particular criasse uma peça semelhante ao dos croatas e que a incorporasse aos trajes reais.
- Com o tempo, as gravatas evoluíram para os dois modelos principais que temos hoje: a gravata tradicional e a borboleta.
- A gravata borboleta, desde sua origem, nos remete a trajes para ocasiões formais, o famoso “Black Tie”. Mas este acessório está vivendo um “renascimento” nos looks casuais.
Como usar
- Quem nunca usou uma gravata borboleta, aposte nas mais discretas e sem detalhes.
- Comece usando com looks mais formais, como terno ou paletó esporte, assim o “risco” de erro é menor, pois a composição com roupas casuais exige um pouco mais de ousadia.
- A gravata borboleta é um clássico e combina com paletós esportivos de tweed e calças de veludo, no inverno, e ternos leves no verão.
- Evite gravatas borboletas pretas que remetem ao traje “Black Tie” e a imagem do Mickey Mouse.
- As mais usadas são as com estampa de gravataria, de bolinhas, xadrezas ou com cores fortes.
- As gravatas de nó pronto, invenção americana, são mais fáceis para os iniciantes.