Estrela do verão
O macacão, também batizado de jumpsuit, overall ou salopete, em versão curta ou comprida, é a estrela do verão.
Inteiro como vestido e prático como a calça, promete surpreender em materiais variados e vestir em diversas situações, do traje esporte até o mais sofisticado.
Voando alto
Esta roupa inteira surgiu no começo do século dezenove usado por trabalhadores braçais e virou marca registrada dos aviadores, quando começavam a dominar os ares.
Na Segunda Guerra Mundial, serviu como uniforme em fábricas de munição e no inicio dos anos 1940 as mulheres começaram a usar macacões de sarja, adaptados do guarda-roupa masculino, em busca de conforto para trabalhar.
Na década de 1960, André Courrèges, criou macacões de lã aderente, usados com luvas e botas brancas.
Em 1967, o estilista italiano Valentino colocou na modelagem do macacão um ingrediente típico da moda da época, a calça pata-de-elefante, tornando-o o uniforme do Jet-set.
Era época das pantalonas e das estampas psicodélicas de Pucci e o macacão garantia conforto para as mulheres, ansiosas por liberdade de movimentos.
Nos anos 1970 o macacão em jeans Lee, no estilo carpinteiro era um item quase obrigatório no guarda-roupa dos jovens antenados.
Nesta mesma década Elvis Presley o incorporou luxuoso como uniforme em seus shows, e vestiu dezenas de macacões extravagantes que volta e meia serve de inspiração para a moda.
Nos anos 1980, o macacão ganhou o poder das ombreiras, zíper, bolsos e detalhes extravagantes em tecidos elásticos criados pelo estilista francês Thierry Mugler.
Na explosão do cotton Lycra na década de 1980, as roupas elásticas invadiram a moda e o macacão não poderia ficar de fora.
Moda inteira
Como usar
- Para o dia prefira as versões utilitárias, volumosas e com muitos bolsos e zíper. Os acessórios com esses modelos podem ser bolsas estilo carteiro, sandálias ou tênis.
- Jardineira e macacão jeans também são opções para usar durante o dia.
- Em nylon, chiffon de seda ou bordado ganha up grade para circular nas festas mais chiques e badaladas.
Perigo a vista
- Evite os modelos largos se é baixa.
- Se não tem silhueta magra e esguia, fuja dos modelos justos.
- Macacão estampado está no topo da moda, mas pode ser complicado. Na dúvida prefira os lisos.
- Os mais amplos e de tecidos pesados aumentam o quadril.
Menos é mais
- Fácil, confortável e não precisa de um monte de coisa pra completar o look. Quanto menos, melhor.
- Alongue o corpo apostando nos saltos, grossos para os tecidos mais pesados, finos para tecidos leves, ou em peças numa cor só.
- Para as baixinhas o macacão promete alongar a silhueta, ainda mais se usado junto de um bom salto alto.
- Vai do informal ao chique, dependendo dos acessórios e da maquiagem.