Conheça a história das revistas de moda no mundo

As revistas foram fundamentais para o desenvolvimento da moda e muitas pioneiras continuam mandando bem até hoje.

Revistas em revista

vapas-revistas-moda19132

A primeira revista de que sem tem registro surgiu na Alemanha no ano de 1663, com o nome de Erbauliche Monaths-Unterredungen – Edificantes Discussões Mentais- a publicação foi criada pelo teólogo Johann Rist e os temas abordados eram eruditos e os textos possuíam cunho didático.

Algumas décadas depois, em 1693, surgiu na Inglaterra a primeira publicação voltada para moda, intitulada Ladies Mercury. Suas matérias traziam desde dicas de como se vestir até poesias e moldes.

 Exemplar Lady’s Magazine

revista de moda 2

Capa da Godey’s Lady’s Books

Além da Ladies Mercury outras publicações voltadas para moda surgiram nos séculos seguintes, a Lady’s Magazine, em 1770, e  Godey’s Lady’s Books, em 1820. A primeira foi pioneira ao falar também sobre figurino, já a segunda começou com a reprodução de artigos franceses e, posteriormente, tornou-se a maior revista feminina do século XIX.

Seu maior destaque eram os editoriais de moda ilustrados que traziam as tendências apresentadas em Paris.

Também no século XIX, no ano de 1867, foi lançada nos Estados Unidos a Harper’s Bazaar. Inspirada na revista alemã Der Bazar, a publicação abordava temas como moda, literatura, decoração e vida doméstica.

Com o passar dos anos investiu em sofisticação e passou a ditar tendências para outras publicações. Atualmente é uma das mais importantes revistas de moda no mundo.

Edição de 1857 da Der Bazar

revista de moda 3

Capas Harper’s Bazaar: 1867 e 2015

revista de moda 4

A Vogue foi criada em 1892, com o título de “Bíblia da Moda”, por Arthur Turnure.

A publicação tinha inicialmente tiragem semanal sobre a sociedade e tinha como público a alta sociedade de Nova York. Condé Nast adquiriu a revista em 1909 enxergando seu potencial para vender roupas para a elite.

Foi justamente nesse período que Diana Vreeland atuou como editora da revista e alcançou o título de publicação de moda mais importante do mundo, que se mantém até hoje.

 Vogue: 1893 e 2015

revista de moda Vogue

A França apesar de pioneira em promover tendências, só lançou a sua primeira revista de moda, a Elle, em 1945 por Pierre Lazareff e a esposa Hélène.

Assim como a Vogue, também surgiu como uma publicação semanal e atendia ao público feminino do pós-guerra: mulheres de classe média que viram a necessidade de ingressar no mercado de trabalho.

A Elle trazia  looks da alta costura e mostrava como adaptá-los para a vida real com peças mais em conta

elle 1gallery-1462823177-elle-june-bella-hadid-cover

Já no Brasil a primeira revista de moda foi o periódico O Espelho Diamantino, lançado em 1827 por Pierre Plancher.

A publicação trazia material literário e abordava temas como política, arte, ciências e moda. Posteriormente foram lançadas a Capricho, no ano de 1952 e a Manequim em 1960.

O Espelho Diamantino

revistas 5

Capas Capricho, 1952 e Manequim, 1960

revistas 6 brasileiras

Para Ti, é uma das primeiras revistas do mundo dedicado às mulheres.

E ela ainda existe!

Criada em 1922, na Argentina, mais de noventa anos depois continua a ser referência no mercado editorial.

Cada semana, oferece produções e artigos exclusivos de moda, beleza, decoração, gastronomia, entretenimento e informação geral e edições especiais – coleções primavera/verão, coleções de outono/inverno, especial beleza, edição de aniversário e Natal especial – marcam o número de registros de páginas e definem tendências.