Vestindo a camiseta

Este básico tem história

Assim como a calça jeans, a camiseta é uma peça de roupa indispensável na vida de quase todo mundo em qualquer lugar do planeta.

E isso vale para pessoas de todas as idades, do bebê ao vovô.

Sem falar do preço acessível, o que a torna ainda mais democrática até do que o próprio jeans.

Mas de onde a camiseta veio, quando surgiu e como foi que ela se tornou assim tão popular?

Tudo começou com a Revolução Industrial, iniciada no século 18 e as máquinas inventadas para a produção de malhas.
A industrialização têxtil no Brasil deu seus primeiros passos em meados do século 19, com a instalação de fábricas nos Estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com destaque para as de algodão

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A camiseta é uma peça curinga, que agrada variados gostos e estilos.

Com diversas estampas que vão das famosas bandas de rock às tendências da moda, as camisetas ganham um expansivo mercado e se alastram por todos os lugares e guarda-roupas universais.
Conquistou tanto espaço, que muitos designers de moda estão investindo cada vez mais nas suas
 

Afinal de onde surgiu a camiseta? 

Antiguidade

Poucos sabem que no passado a camiseta era usada apenas como roupa íntima.
As chamadas “camisias”, usadas pelos romanos, eram brancas e feitas de puro linho.
Colocadas por baixo das vestimentas dos soldados, elas protegiam o corpo da transpiração. 

Século 4 

A camisia continuava a ser usada por baixo das peças em Constantinopla. Os tecidos das peças superiores eram muito ricos, bordados com ouro, prata e pedras preciosas, e por isso não dava para lavá-los.

A camisia era usada por baixo dessas peças nobres para evitar que sujassem.

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O italiano Michelangelo termina a estátua O Escravo Moribundo, que retrata um homem vestido apenas com uma peça de roupa, bem diferente das usadas na época: uma camiseta regata. Apesar da ousadia, a moda não pegou.

Século 19

As roupas das crianças começam a ficar mais infantis, em vez de serem reproduções das dos adultos em miniatura. A camisia era a única vestimenta até os 5 ou 6 anos. Era usada também para batizar as crianças.

Até início do século 20

A camiseta, ainda restrita à Europa, é usada como roupa de baixo, para proteger os homens da transpiração e do frio. Para não rasgar as camisas, os trabalhadores braçais usam só a camiseta para trabalhar.

1ª Guerra Mundial

Soldados europeus usam, por baixo dos uniformes, confortáveis camisetas feitas de algodão.

Os americanos, morrendo de calor em seus uniformes de lã, adoram a novidade e a levam para os Estados Unidos.

O design em formato de T leva a peça a ficar conhecida como T-shirt, em inglês.

2ª Guerra Mundial

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A camiseta é peça-chave no uniforme da Marinha e do Exército Americano. Ainda é considerada roupa de baixo, mas o público acostuma-se a ver nas revistas fotos dos soldados com camiseta, sem camisa por cima, ao fazerem trabalhos pesados ou em lugares quentes.

1948

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Candidato à presidência dos Estados Unidos, Thomas E. Dewey faz uma das primeiras camisetas de propaganda da história, com os dizeres “Dew it for Dewey”.

1951

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Marlon Brando aparece de camiseta no filme “Um Bonde Chamado Desejo”.

A peça é o destaque perfeito para os músculos do ator. A partir dessa época, a camiseta sem camisa por cima passa a fazer parte da indumentária das pessoas também na vida civil.

1955 

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Na trilha aberta por Brando, James Dean aparece de camiseta em Juventude Transviada.

Camiseta vira sinônimo de rebeldia e contestação.

As crianças continuam usando a camiseta por baixo da roupa, pois não era considerado adequado ficarem em mangas de camisa.

Anos 1960

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Na esteira do movimentos anti-guerra e a favor da liberdade, a camiseta veste as cores psicodélicas dos hippies e passa a trazer mensagens pacifistas, na linha de “Faça Amor, Não Faça Guerra”.

Nessa época, as mulheres também passam a usar a peça, que se torna unissex.

Anos 1970

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As camisetas são usadas tanto como meio de expressão dos anseios da juventude quanto como suporte para propaganda, carregando símbolos de marcas de refrigerante.

Anos 1980

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Na década dos yuppies, jovens ligados ao consumismo e ao individualismo, a moda passa a ser ostentação de dinheiro e poder, e a camiseta começa a trazer bem grande as marcas das grifes.

Anos 1990

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A falta de ideologia dos jovens da década aparece nas roupas largas e largadas dos grunges.

A camiseta é usada por qualquer segmento da sociedade, sem comprometimento com causas, ideologias ou faixa etária.

Anos 2000

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Não existem regras.

A customização é a palavra de ordem.

A camiseta continua democrática e servindo a todos os gostos, desde as campanhas políticas à estampa de filmes e grupos musicais preferidos. As grandes marcas começam a investir mais nas linhas infantis, e cada vez mais peças voltadas a esse público são produzidas.