Verão 2017 Ornamentalismo

Decoração Máxima

Ornamentalismo (ou Boho, ou Rococó ou DecorMix) é uma reação dos estilistas a tendência “normcore” (que propõe roupas comuns e básicas como moda)

Esqueça o visual clean.

As passarelas mais influentes mostram roupas muito elaboradas, quase rococó.

A moda batizou esta nova trend de “ornamentalismo”.

Dolce & Gabbana (como você pode ver no vídeo acima), entre outros estilistas foram fundo na proposta ornamentalismo para o verão 2016/ 17 com roupas e acessórios ricamentes enfeitados com referências das lojinhas de souvenir do pós-guerra, em posters de viagem divulgando cidades e monumentos italianos ou inspiradas por estrelas italianas como Sophia Loren, Anna Magnani, Claudia Cardinale e Gina Lollobrigida.

O verão vai ser enfeitado por muitas técnicas da alta costura

Decor Mix

Dolce-e-Gabb-RS16-0149

A estratégica dos criadores em apostar em roupas tão elaboradas é mostrar serviço ao produto caro que comercializam.

Já não basta tecidos ou acabamentos perfeitos que qualquer peça de luxo exige.

Quem paga o preço quer mais e os acabamentos da alta costura acabaram enfeitando o Prêt-à-Porter.

Momento rococó

Dolce-e-Gabb-RS16-0238

Na arquitetura “ornamentalismo” é um estilo de arquitetura pós-moderna que foi uma reação contra o modernismo, movimento filosófico que surgiu a partir de transformações em grande escala e de longo alcance na sociedade ocidental no final do 19 e início do século 20.

O Rococó ou ornamentalismo surgiu em Paris em torno da década de 1700 contra o Barroco suntuoso, palaciano e solene praticado no período de Luís XIV.

Caracterizou-se pela delicadeza, elegância, sensualidade e graça, onde a linha curva, as cores claras e a assimetria tinham um papel fundamental.

Com a ascensão dos ideais iluministas, neoclássicos e burgueses, o rococó caiu em descrédito completo, acusada de superficial, frívolo, imoral e puramente decorativa.