Setenta anos de praia

O biquíni faz aniversário dia 5 de julho

Capturar1_2

Lançado num desfile à beira da piscina em Paris, no dia 5 de julho de 1946, o biquíni escandalizou o mundo e arregalou os olhos de conservadores e liberais.

Diante da recusa de diversas modelos profissionais, quem ousou vestir o primeiro modelo foi Micheline Bernardini, uma dançarina do Cassino de Paris.

Para batizar sua criação, o estilista francês Louis Reard se inspirou no pequeno Atol de Bikini, no Pacífico Sul, onde os americanos tinham feito testes nucleares dias antes.

imagesCAWVRJFFMarilyn-Monroe-BlogimagesCADH1LVT

O sucesso internacional não impediu que a Maison Reard, grife de alta costura em moda praia, fosse à falência no final dos anos 1980.

biquini de bolinha amarelinha

Detentora da marca biquíni, a casa nunca viu a cor do dinheiro referente aos direitos comerciais da marca. Reard morreu aos 87 anos de idade, quatro anos antes do fechamento da Maison.

imagesCAHJ89Q0
Os puritanos não conseguiram impedir o avanço do biquíni.

Nos anos 1960, ganhou espaço definitivo no guarda-roupa das mulheres que começavam a descobrir, junto com a liberação sexual, o prazer de serem donas do próprio corpo.

bikinis-in-hollywood-1950

O cinema ajudou a transformar em cult ao revelar o corpo de musas como Ava Gardner, Marilyn Monroe, Rita Hayworth e Ursula Andress.

imagesCAD0B4D5

Em 1956, Brigitte Bardot tirou o fôlego dos homens ao mostrar seus dotes em “…E Deus criou a mulher”.

miriam

No Brasil, coube a uma alemã a estreia do biquíni nas praias cariocas. Em 1948, a modelo alemã Miriam Etz vestiu o “traje de banho” de duas peças, umbigo à mostra, na Praia do Diabo, no Rio de Janeiro. No Brasil também tivemos que esperar até 1971 para a atriz Leila Diniz marcar época: expôs sua barriga de grávida num biquíni sem a tradicional cortininha.

548315d23e176_-_mc-history-bikini-t7zcje-two

O biquíni chegou a ser proibido no Brasil, no início dos anos 60, pelo presidente da República Jânio Quadros, que o considerava uma indecência. Também foi vetado em algumas praias dos Estados Unidos. Em Portugal, foi proibido em 1961 e liberado somente em 1970, sob o argumento de que isso serviria para “incrementar o turismo”.

A peça acompanhou a evolução dos costumes.

No Brasil, a tanga surgiu nos anos 1970.

Depois vieram o fio-dental e a asa-delta, ponto-limite do encolhimento do traje de banho.

Nos anos 1990, voltaram à moda os modelos mais bem-comportados.

A evolução da roupa de banho até chegar ao biquíni