Perigo nas mochilas

Teste da Mochila

Se a moda das mochilas pesadas está causando muita dor na coluna dos adultos, imagine nas costas das crianças.

Como é impossível deixar de usar as confortáveis mochilas para ir ao colégio, o jeito é descobrir uma maneira de carregar aquele monte de livros e cadernos sem acabar com a coluna.

Claro que a criança precisa ter predisposição para problemas de coluna e em certos casos de cifose (corcundinha) a mochila nas costas pode ser até benéfica.

Mas se a criança sofre de escoliose (desvio da coluna para um dos lados) o uso da mochila não é recomendado. Um ortopedista ou professor de Educação Física detecta se a criança tem predisposição a este diagnóstico.

 

O certo e o errado de como usar as mochilas

Nas costas

mochila 2

É o melhor jeito para carregar a mochila.

Desta maneira a distribuição do peso fica equilibrada e não sobrecarrega tanto a coluna

mochila posture

Mas não adianta carregar o quarto inteiro dentro da mochila porque o peso vai machucar. Carregue estritamente o essencial para não prejudicar a saúde.

De um lado só

mochila postura do lado

Pode reparar como o corpo fica torto com o peso se concentrando de um lado só das costas.

Com o tempo isto causa problemas de postura.

Para quem curte usar a mochila deste jeito uma forma de diminuir os estragos é só carrega-la quando precisar apoiando a bolsa no chão quando está parado.

Na frente

mochila bolsa na frente

Quem tem mania de criar novos estilos usando a mochila na frente acaba com a sua coluna.

Este peso concentrado na frente pode resultar em uma cifose (corcundinha) ou lordose (curvatura na coluna que dá muitas dores nas costas).

Caderno nos braços

38120

Não tem nada a ver com mochilas, mas pode ser perigoso para a saúde. Carregar uma pilha de cadernos e livros nos braços parece pratico, mas não é. Com o tempo pode aparecer dor nos braços e até uma tendinite (inflamação nos tendões).