Paixão eterna

Sempre na Moda

As marcas mais populares do mundo costumam ter um ícone eterno

Existem produtos de moda que se tornam perenes.

A paixão por eles desafiam os anos e até os novos lançamentos.

Em comum estes itens têm histórias interessantes que se entrelaçam com a moda.

Chanel

Bolsa 2.55

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A bolsa em matelassê 2.55 da Chanel foi criada em fevereiro de 1955 – daí o nome.

Modelo a tiracolo, no começo, podia ser encontrada em dois materiais (couro ou jérsei) e nas cores típicas de Chanel – bege, azul marinho, marrom e preto – forrada em couro ou gorgorão vermelho.

Até hoje essas bolsas são feitas manualmente, inclusive o matelassê é todo feito a mão.

O modelo que se tornou um clássico vem com alça de metal entrelaçada com uma tira de couro e de tão procurada pelas consumidoras forçou a todas “labels” famosas a ter uma modelagem similar com corrente e tudo.

Chanel é cheia de ícones.

Burberry

Trench Coat

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O trench coat da Burberry foi produzido pela primeira vez por Thomas Buberry, para oficias britânicos em 1914, ano em que estourou a Primeira Guerra mundial.

O tecido usado desde as primeiras peças, gabardine de algodão, é a prova de água, confortável e flexível. Já  foram feitas diversas alterações na modelagem, mas o casaco continua sendo o ponto de partida de todas as coleções da marca, seja masculina, feminina ou infantil.

Outro ícone da marca é o xadrez com cores do clan da familia Burberry.

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O filme “Casablanca” com Humphrey Bogart vestindo um trench-coat da marca foi o primeiro merchandasing no cinema.

Hermès

Bolsa Birkin

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Em uma viagem de Paris para Londres, Jane Birkin encontrou com o estilista Jean-Louis Dumas, diretor criativo da Hermès na época, e reclamou que nunca encontrava uma bolsa grande o suficiente para o seu dia a dia, por isso costumava carregar uma de palha mesmo.

O designer então prometeu criar uma bolsa que atendesse as necessidades da estrela sem perder estilo.

Foi assim que a famosa Birkin foi criada.

Recentemente a atriz cancelou seu contrato com a marca depois de ver vídeos registrando a morte violenta  dos crocodilos em busca da pele para confeccionar as bolsas que levam seu nome.

Outro ítem valiosa da Hermès é a bolsa Kelly, muito similar a modelagem da Birkin.

O nome é em homenagem a atriz princesa Grace Kelly que tentando esconder as polegadas à mais nos quadris pós-gravidez, destacou a bolsa menor de um jogo de malas ao colocá-la em primeiro plano em uma foto promocional. Virou lendária.

Louis Vuitton

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Malas de viagem

Nascido em 1821 em uma família humilde de carpinteiros e moleiros (trabalhadores em moinhos) em Anchay, no leste da França, Louis Vuitton partiu para Paris aos 16 anos onde se tornou aprendiz de uma famosa oficina de baús de viagens.

Em 1853, tornou-se maleiro e “arrumador de bagagens” da imperatriz francesa Eugenia de Montijo, o que lhe abriu as portas para uma nova e abastada clientela.

Um ano depois, abriu sua própria oficina, onde introduziu baús em canvas, resistentes e impermeáveis, e revestiu seus cantos com ponteiras de metal para reforçá-los. Para evitar ações dos ladrões, criou o fecho utilizado em seus produtos até hoje.

Com a morte de Louis em 1892, o controle da companhia foi assumido por seu filho George que, na tentativa de inibir cópia dos padrões da marca e distinguir os produtos oferecidos, criou o famoso canvas LV.

A marca se tornou influente também no vestuário ao chamar Marc Jacobs para desenhar uma coleção de roupas na década de 2000. Atualmente as coleções são desenvolvidos sob orientação de Nicolas Ghesquière.

Levi’s

501

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O jeans mais famoso da Levi’s, o 501, foi também o primeiro modelo da marca.

Conhecido como 5 pockets, o número 501 foi escolhido por ser o número do lote do tecido usado para a primeira peça.

Inicialmente foi criado para o trabalho nas minas dos Estados Unidos, mas a modelagem foi modificada quando ganhou as ruas.

Este jeans é um ícone tão grande que, nos Estados Unidos, ganhou um dia para comemorar, no dia 1 de maio, em inglês 5.01.

Christian Louboutin

Pigalle

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A Louboutin possui diversos estilos de sapatos, desde os saltos mais altos até tênis e mocassins, mas o scarpin Pigalle foi a peça que se tornou o ícone mais famoso da marca.

Criado há dez anos – pouco tempo perto de outros ícones – o salto com o bico pontiagudo ganhou este nome em homenagem ao bairro favorito de Christian Louboutin em Paris.