Oversize 2019

Oversized  e ombreiras no inverno da NYFW 2019

A mais recente prova do poder do largo pode ser vista nas passarelas de inverno 2019 da Semana de Moda de Nova York, onde o extralarge influenciou muitas coleções, em um mix de elementos futuristas e trends direto dos anos 1980 com cores fortes, alfaiataria e muitas peças “ampliadas” à la Vetêments, que povoaram as passarelas mais influentes.

Uma declaração de amor pela moda

O desfile de Marc Jacobs lembrou os bons tempos de Claude Montana nos anos 1980

marc32

Teatral, dramático e artístico com silhuetas extremas, texturas ricas e proporções exageradas construíram cada um dos 54 looks.

Casacos volumosos, ombros enormes, chapéus pretos  com atmosfera de mistério calças de couro amplas, amarrações no pescoço e na cintura que lembram esculturas de flores, tudo em uma combinação harmoniosa nas cores.

A coleção agradou editores, jornalistas e fãs de moda que estavam saudosos da época em que uma experiência como esta, com ideias e propostas diferentes, costumavam atrair as pessoas para as marcas e empurrar a indústria pra frente.

Os principais editores de moda do mundo homenagearam a coragem e o posicionamento do estilista em uma temporada que o “uggly” e esquisto se tornaram a maior fonte de referência.

Certamente esta tendência deverá se repetir nas coleções européias.

O culto aos tamanhos grandes

claude montanaclaude-montana-theredlist1d57271a7276ef23585f301a5301643d9

Durante séculos os estilistas promoveram memoráveis mudanças nos formatos anatômicos que acabaram influenciando a maneira de encarar o corpo.

  • Cristóbal Balenciaga foi um dos pioneiros a redesenhar com modelagens e barbatanas novas formas femininas. Suas modelagens arquitetônicas, quase esculturas, são até hoje referência para os designers atuais.
  • Christian Dior, em 1947, seduziu as mulheres de todo mundo ao ditar uma nova silhueta de cintura fina, quadris avolumados pelas crinolinas, seios e ombros femininos e arredondados, em contraposição às ombreiras quadradas do período anterior de guerra.
  • No final dos anos 1970, Claude Montana (fotos)  e Thierry Mugler criaram roupas com enormes ombreiras influenciando as mulheres por mais de uma década.
  • Nos anos 1980 com a invasão dos estilistas japoneses em Paris, a cultura oriental de esconder as formas do corpo feminino com roupas largas e desestruturadas acabou gerando o conceito do “oversize” (tamanho grande) no mercado da moda.