Ombros em evidência

Em busca de espaço

Comece a se acostumar com ombros robustos.
Os estilistas mais influentes adotaram a ideia e o complemento já começa a aparecer nos  ombros modernos.
Mas diferente dos anos 1940 e 1980, quando virou estética única em todo mundo, a nova abordagem é mais para dar outra opção de visual.
Como uma saia, por exemplo que tanto pode ser rodada ou justa na mesma temporada.

Balenciaga 2017 por Demna Gvasalia com ombreiras ao máximo

Ombreiras apareceram em muitas coleções influentes como novidade nos lançamentos europeus para 2017

A moda volta repaginada e coerente com a época atual.

A própria palavra “ombreira” assusta um pouco, por isso a moda está usando  expressões como “ombros em evidência”, “ombros marcados” ou “ombros assinalados”.

É fácil de entender o fascínio das ombreiras para a nova geração

O acessório virou um item básico do guarda-roupa há 30 anos, quando jovens empreendedores passaram a ganhar muito dinheiro nas bolsas de valores de todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, a chamada geração yuppie.

As ombreiras caem como luva nesses tempos de crise

Muitas mulheres acreditam não precisar das ombreiras por que já conquistaram seu lugar no mercado de trabalho.

Porém com a crise que abraça o mundo as disputas por uma vaga vão ficar mais acirradas e as ombreiras podem dar uma “forcinha” extra em busca de um visual poderoso.

Acompanhando a historia

  • Uma lenda hollywoodiana conta que foi Joan Crawford quem inventou os ombros femininos com enchimento ao pedir para o estilista do estúdio Adrian que colocasse ombreiras em seus casacos para disfarçar um dos ombros mais baixo que o outro. Agradou e virou tendência.
  • As ombreiras tiveram o auge durante o período da II Guerra Mundial. As mulheres precisavam de uma aparência austera para substituir os profissionais homens que estavam em batalha.
  • Ao ingressar no mercado de trabalho estritamente masculino dos anos 1980, a moda das ombreiras beneficiou executivas que buscavam igualdade até no visual. Até sutiã com ombreiras existia. As ombreiras simbolizavam um status, davam uma cara de poder às mulheres, uma certa altivez

Como tirar proveito das ombreiras

Há diferentes tipos de ombreiras, como as pontudas, as arredondadas (dão leveza ao look) e as mais discretas perfeitas pra quem ainda está tímida com a ideia.

Os modernos certamente irão usar as ombreiras exageradas das passarelas, mas uma ombreira discreta ajuda na estrutura de blazers deixando a silhueta mais imponente.

  • Os paletós masculinos sempre tem ombreiras, pode conferir. São naturais, mas refazem o desenho dos ombros dos homens.
  • As ombreiras são elementos que bem usados disfarçam e até melhoram a aparência, mas é fundamental que a  não seja exagerada e que esteja completamente invisível na roupa.
  • Na prática, como os ombros serão o ponto de atenção do look, é bom equilibrar a silhueta com outras peças mais básicas, como saia lápis e calça justa.
  • Com ombreiras opte por destacar os brincos, ao invés de usar colares.

    Encare

  • Mulheres de ombros estreitos  “crescem” com essa silhueta, por equilibrar com os quadris.
  • Se tem quadris largos e coxas grossas ou a cintura grossa.
  • Se os ombros são caídos ou pequenos. Uma linha reta nos ombros é sinal de elegância.

      Perigo

  • Em mulheres com o corpo do tipo triângulo invertido, ou seja, maiores em cima, mais magras embaixo ombros ampliados não funcionam.
  • Se tem pescoço curto, muito busto ou estrutura pequena.