Paixão Azul

Azul é mágico, revela e aproxima

esmaecidovibranteazul-638x335

É a cor favorita de 45% das pessoas do mundo, possui 111 tons diferentes nomeados, além de ser associada a calma, simpatia, harmonia e fidelidade.

A cor mais popular em todas as civilizações

Resultado de imagem para blue color fashion

 Quase não há animais azuis na natureza, a não ser borboletas e algumas aves.

Olhos azuis são escassos, comidas nunca são dessa cor, e as flores azuis são em sua maioria criações humanas.

A cor é rara na natureza, por isso também não há nada natural assim entre as bebidas e os alimentos

O colorista americano Faber Birren (1900-1988) procurou achar uma explicação para as propriedades relaxantes da cor. De acordo com suas teorias, o azul promove a oxidação dos tecidos, atrasa as atividades hormonais, baixa a pressão arterial e diminui a respiração.

Muitos aspectos positivos são atribuídos ao azul

Resultado de imagem para blue color fashion

 Simboliza paz, realização espiritual, tranquilidade, amizade, confiança, fidelidade e integridade.

É também a cor de todas as virtudes intelectuais: sabedoria, inteligência, ciência, controle, concentração, independência.

A origem ninguém sabe ao certo

Resultado de imagem para blue color fashion

 Não existe data exata em que essa cor foi inventada.
Diferentes povos espalhados pelo mundo empregavam técnicas, plantas, óleos e outras substâncias para a obtenção deste tom.
Há cinco mil anos, os egípcios usavam uma pedra semipreciosa (lápis lazuli) para fabricar tal coloração.
Em contrapartida, os romanos, não acostumados com a cor, faziam questão de associá-la aos olhos claros dos bárbaros.
No século XVIII, uma experiência com a oxidação de ferro acabou oferecendo acidentalmente o pigmento azul-da-prússia.
A descoberta veio a baratear os processos de tingimento e a própria fabricação das tintas empregadas na fabricação de quadros e telas.
Azul na arte

Van Gogh costumava dizer: “Eu não me canso da cor azul“.

Leonardo da Vinci foi o primeiro a explicar porque o céu é azul.

Henri Matisse pintava até os tomates de seus quadros de azul, de tanto que gostava da cor. Quando lhe perguntaram por que disse que lamentava ser o único a ver tomates dessa cor.

klein

O Azul Klein foi batizado por Yves Klein, artista francês que pintava quadros totalmente azuis patenteando seu azul como “azul Yves Klein Internacional”, a cor das possibilidades ilimitadas.

Mas este tom já se chamou de “azul acqua”, “azul Bic” e azul Royal. Para a revista Wallpaper o nome atual é “blue ’88 Comme des Garçons”. O ’88 ou “88 Blue”, pode ser uma referência a um barbitúrico de mesmo nome, usado na Segunda Guerra, para acalmar os soldados no front.

O artista russo Kandinsky quando pesquisou relações entre psicologia da percepção e teoria das cores, escreveu:

hhh

“Quanto mais profundo o azul, mais chama o homem em direção ao infinito, despertando nele o anseio pelo puro, e finalmente pelo transcendental”

“O azul trás consigo a paz e a calma, mais também detecta um estado de tristeza a medida que se escurece na direção do preto”

O artista espanhol Picasso teve uma fase chamada de período azul (1901- 1904).

capturar

O nome provém da cor que dominava suas pinturas na época, caracterizada pelo tom quase monocromático, e que teve sua origem a partir do suicídio de um amigo.

Azul também pode parecer frio, triste e depressivo.

Por isso que os músicos do “blues” falam em suas músicas sobre tristezas interiores.

Curiosidades em azul

Resultado de imagem para blue color fashionResultado de imagem para blue color fashion

  • Facebook, Twitter, Tumblr, Instagram, Linked in. Todas essas redes sociais tem a cor azul em seu logo ou em suas interfaces. Assim como a marca da IBM, HP, Intel. Inconscientemente, a cor ligada a tecnologia, alivia o stress e significa inteligência, liberdade e progresso;
  • O Facebook também é azul porque Mark Zuckerberg sofre de daltonismo. O fundador do site afirmou que confunde as cores vermelho e verde.
  • O hyperlink também tem uma explicação simples para a origem de sua cor. Nas primeiras telas de computador, o azul era a cor mais escura depois do preto. Uma vez consolidada esta tendência, o resto da web aparentemente mergulhou na onda.
  • “Blue Jeans” é uma palavra que acabou associada a liberdade e autonomia. Não é a toa, já que a cor do tecido influenciou.
  • Na novela “Fina Estampa”, todos os personagens vestiam azul

hhh

  • O azul escuro é considerado um tom conservador. Transpira valores como responsabilidade e maturidade. Por isso que os uniformes da marinha, polícia e força aérea são dessa cor, para passar confiança e segurança.
  • No Islã, o azul significa proteção, por isso muitas mesquitas são decoradas com ladrilhos azuis e pintadas da mesma cor. Assim também acontece com muitas cúpulas da igreja, que azuis, simbolizam a abóbada celeste e lembram que Deus e o céu estão acima de tudo.
  • Os egípcios foram os primeiros a desenvolverem os pigmentos sintéticos azuis. Chamado de azul cerúleo, ele é encontrado em muitos tesouros arqueológicos, já que eles usavam em tudo o que achavam digno de ser realçado: papiros, estatuetas, amuletos, olhos e etc.
  • Azul e púrpura antigamente eram consideradas as cores da realeza. Na época, somente o clero e os nobres tinham condição de obtê-los, já que os pigmentos eram escassos. O Ultramarino era retirado do lápis lazuli, pedra preciosa do oceano que era moída e misturada com fixador para produzir a tinta a óleo. Devido ao alto custo, artistas do século 16 e 17 o usavam apenas para pintar mantos de Maria e Jesus Cristo;
  • Na Grécia e em outros países na costa do Mediterrâneo, incluindo o norte da África, acredita-se que o azul espanta mau olhado. Por isso tantas pessoas usam colares, pulseiras ou amuletos do tom para proteção, como o olho grego. Além disso, o objeto faz referência ao olho de Deus.
  • Na China, o azul significa o céu, o leste, o vento e a primavera. Por ser ligada ao céu, a cor é associada a enterros. O azul também está em todo lugar do país, do espiritual ao mundano. Muitas pessoas de idade se vestem simbolicamente com a cor, além de serem famosas as porcelanas chinesas que estampam a cor.
  • No hinduísmo, o azul é uma cor sagrada. Krishna é muitas vezes retratado com a pele azul.
  • O primeiro registro do uso da palavra “azul bebê” é de 1892. Antigamente, essa cor era associada a meninas, enquanto o rosa era para os meninos. Isso porque para os católicos, o azul era a cor do manto de Maria. Na cultura protestante ocidental, ela ainda é associada aos meninos.

Resultado de imagem para blue color fashion

  • 53% das bandeiras possuem a cor azul. Alguns países que usam a cor: Argentina, Grécia, El Salvador, Finlândia, Guatemala.
  • Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a rima “something old, something new, something borrowed, something blue” inspira muitos casamentos. A noiva deve seguir o ditado à risca e, durante a festa precisa usar algo velho (símbolo da continuidade), algo novo (esperança), um objeto emprestado (simbolizando a felicidade concedida por um amigo) e um item azul (representa a pureza e fidelidade)