COMO LAVAR, PASSAR E GUARDAR SAIAS PLISSADAS

MANUTENÇÃO DAS SAIAS PLISSADA
As saias plissadas se tornaram um item básico no figurino feminino, mas exige uma manutenção adequada para não perder o efeito das pregas.
Se as pregas sumirem na lavagem vão exigir um novo processo de fixar os plissados com um profissional que saiba fazer a técnica. Plissadeiras são difíceis de serem encontrados, já que este processo ficou esquecido muitos anos pela moda.
O melhor é um cuidado especial na hora da manutenção
LAVAR NA MÁQUINA OU À MÃO
Antes de iniciar a lavagem, verifique a etiqueta de cuidados da roupa, onde poderá encontrar instruções de limpeza e secagem, além disso, também poderá encontrar a temperatura ideal para passar a peça.
Então, o procedimento depende do que diz a etiqueta do vestuário, em princípio, se você seguir as recomendações, não perderá as dobras do tecido.
Geralmente, o plissado permanente é obtido apenas em panos sintéticos como as roupas de poliéster, enquanto o efeito criado em pano natural como o tecido de seda, georgette, chiffon, algodão ou lã pode ser perdido depois de duas ou três lavagens.
No entanto, se não encontrar as instruções de lavagem, existem alguns cuidados básicos a seguir.
Como com outros tecidos delicados, roupa plissada também é lavada em água fria, com um detergente suave.
LAVANDO ROUPAS PLISSADAS
Ao iniciar a lavagem à mão, utilize sempre água fria e detergente neutro ou sabão para roupas delicadas.
Durante o procedimento, procure não torcer a peça para não deformá-la. Em seguida, já com o tecido limpo e seco, evite o contato direto com a luz solar, coloque a peça para secar em um cabide, de modo a evitar a formação de marcas permanentes.
A lavagem na máquina de lavar deve ser evitada, a menos que o tecido plissado seja feito de poliéster, uma fibra sintética particularmente resistente. Neste caso, coloque somente a peça, procure não colocar mais roupa no equipamento, especialmente se forem de outras cores ou feitas com outros tipos de tecidos.
Coloque a saia dentro de uma meia de nylon para não deformar as pregas na hora que a máquina bate as roupas na lavagem.
Utilize um ciclo suave e, em baixa temperatura. Além disso, a máquina de lavar deve ser evitada se as roupas possuem peças metálicas.
Como alternativa, se deseja manter o efeito plissado das roupas, pode fazer a limpeza a seco ao levar a roupa em uma lavanderia profissional, assim não terá problemas porque a limpeza será feita por uma empresa especializada.
Em geral, conservar qualquer tipo de vestuário significa seguir as recomendações do fabricante e entender que cada tipo de tecido possui as suas próprias característica têxteis.
PASSANDO ROUPAS PLISSADAS
Quem precisa passar a roupa com ferro de passar, precisará tomar cuidado durante o procedimento para que não remova os plissados e acabe estragando a peça. Consulte a etiqueta para saber a temperatura ideal, ou ao menos use o ferro ajustado para roupas delicadas e passe com bastante delicadeza, não pressione o aparelho com força. Além disso, o ferro a vapor pode ser a melhor opção, ajudará a amolecer a trama do tecido, agindo direto nas fibras.
Para que os vincos permaneçam na peça, basta usar o vapor do ferro. Caso contrário, também é possível manter as dobras durante o procedimento com a ajuda de alguns grampos de cabelo ou prendedores de madeira de varal, basta colocá-los sobre os plissados e, em seguida, passar a partir de cima para baixo, passando uma prega por vez. Evite passar o ferro de um lado para o outro para não acabar removendo as marcas do lugar.
Todos estes procedimentos são necessários para evitar a deformação da peça ou formação de manchas que são difíceis de remover. Além disso, tenha cuidado para não passar o ferro sobre grampos.
COMO GUARDAR SAIAS PLISSADAS
Passo 1:
Estenda a saia e veja para que lado o plissado está, isso é muito importante para não dobrar errado e não estragar o pano.
Passo 2:
Dobre a saia e para que ela fique como um rolinho.
Passo 3:
Enrole a saia para a direção do plissado, se preferir de um nozinho pra ficar mais fácil de guardar dentro do guarda roupa.
outra dica é deixar guardadas dentro de uma meia de nylon, sem pendurar, pois como são cortadas enviesadas podem ganhar pontas na bainha