Livros de moda

Mini-livros no pescoço são truque de styling da Prada

 Para ver – ou ler! – de perto: pequenos livros, configurados como pingentes nos colares das modelos, chamaram o dobro do tamanho da atenção nesta quinta-feira (25.02), durante o desfile de inverno 2017 da Prada, em Milão.

Mini-livros (Foto: Reprodução)

Junto aos corsets por cima das produções, meias-calças recheadas de referências de baralhos e camisas com apenas “meia” gola para fora do casaco, o truque dos micro-livretos aparece em formato de penduricalhos, charms em cintos e em dois tamanhos diferentes.

E, em um desfile rico em detalhes e contrastes por si só, truques inovadores como os apresentados qualificam toda a atenção (bem merecida) para a grife italiana neste segundo dia de fashion week.

Já que estamos falando em livros escolhi alguns títulos que melhor mostram como funciona o universo fashion e sua história

ABC da Moda – Xico Gonçalves

59132_10151264280269316_2099694053_n

Começo pelo “ABC DA MODA” que em breve vou disponibilizar aqui no blog para compra tipo e-book. Mês que vem já estará disponível para quem estiver interessado.

Glamour- Diane Vreeland

caras

Reedição de uma obra considerada um clássico da literatura sobre moda.

Nesta nova versão, inédita no Brasil, Marc Jacobs escreve o prefácio.

Glamour foi escrito pela editora de moda Diane Creeland, que aceitou o pedido de Jacqueline Kennedy Onassis para criar uma obra que tivesse vários comentários e dicas de estilo e moda.

Com muita experiência no meio, já que foi editora da Harpes Baazar por mais de 25 anos e editora da Vogue americana por oito anos, Vreeland selecionou fotos de paparazzi de editoriais de moda e de pessoas comuns para escrever suas observações e apontamentos sobre o que é estilo e elegância.

O Livro Negro do Estilo- Nina Garcia

caras

A diretora de moda da Marie Claire norte-americana, Nina Garcia, escreveu este livro que fez um enorme sucesso nos EUA e ficou até desfalcado em algumas livrarias.

Na obra, a colombiana, que ficou conhecida por ser uma das juradas do reality show Project Runway, reúne frases de ícones fashion da história, como Sophia Loren, Gwyneth Paltrow e estilistas como Christian Dior.

Além disso, ela dá dezenas de dicas de como devemos nos vestir em diferentes momentos e quais são peças coringas quem sempre devemos investir. O livro é recheado de ilustrações.

Yves Saint Laurent -A Arte da Elegância- : Marie-Dominique Lelièvre

caras

Traduzido em português, a biografia não autorizada do estilista Yves Saint Laurent mostra todos os lados deste ícone fashion. Além de sua genialidade, capaz de criar o vestido Mondrian e o smonking feminino, a obra fala sobre uma outra parte do desginer, que teve problemas com drogas e álcool.

A jornalista entrevistou mais de 50 pessoas que conheceram Yves, desde colegas, médicos e modelos. O único que não quis falar foi seu fiel sócio e companheiro amoroso, Pierre Bergé.

Christian Lacroix e o Conto da Bela Adormecida- Camilla Morton

caras

O conto da Bela Adormecida serve de inspiração para a bigorafia do estilista Frances Christian Lacroix. Acostumado a deixar as mulheres como verdadeiras princesas, com seus vestidos exuberantes e volumosos de alta-costura, sua história é escrita nesse livro como um conto de fadas.

A editora de moda americana Camilla Morton foi a responsável de montar a história entre esses dois mundo.

O próprio Lacroix fez as ilustrações da obra.

A Parisiense- Ines de La Fressange

caras

A ex-modelo da Chanel Ines de La Fressange, atualmente consultora de moda e executiva da grife Roger Viver, escreveu este livro com dicas de como ter o tradicional jeito “parisiense” de viver, misturando elegância e o tradicional clima boêmio e boho-chic da cidade.

Todavia, as orientações servem para você ficar bonita  e confortável em qualquer cidade.

Além disso, a obra é cheia de fotos e é gostosa de ler, com dicas “pé no chão” e atemporais de estilo.

Histórias da Moda- Didier Grumbach

Bcaras

Além de ser um livro esteticamente lindo, cheio de fotografias, Histórias da Moda é referencia para alunos de cursos de moda e profissionais da área.

Além de fazer uma reconstituição histórica da moda, a obra tem entrevistas de importantes nomes do mundo fashion dos últimos 70 anos.

Didier, presidente da Federação Francesa da Costura e da Câmara Sindical da Alta-costura da França, também faz uma análise do mercado de moda, que foi beneficiado com a globalização e internacionalização das marcas, mas que ainda enfrenta muitos problemas econômicos.

Styling e Criação de Imagem de Moda- Astrid Façanha e Cristiane Mesquita

caras

Recém-lançado, este livro fala sobre a profissão de personal stylist e consultora de moda.

As duas organizadoras da obra conversaram com estilistas, profissionais da área e consumidoras para mostram o desafio de montar um look para outra pessoa.

Elas contam como o personal stylist atende tanto à indústria de moda, como ao público consumidor e por isso deve entender de marketing, design, história da moda e estilo.

Além disso, o profissional deve atender o desejo e as necessidades do cliente, respeitando suas curvas e personalidade.

Moda Intuitiva-Cris Guerra

carasi

A publicitária Cris Guerra, uma das primeiras blogueiras  a adotar o “look do dia”,  lançou em 2013 seu segundo livro, onde fala sobre suas experiências e conhecimentos nestes últimos seis anos que trabalhou com o assunto.

Na publicação, ela fala sobre como monta seus looks, peças que acha coringa e dá dicas de como ficar estilosa com looks inovadores todos os dias.

Style A to Zoe- Rachel Zoe

caras

O livro da personal stylist mais famosa dos EUA foi um sucesso de vendas e é considerado um best-seller das publicações de moda.

Na obra, ela e a jornalista Rose Apodaca dão interessantes dicas de como se vestir bem sem fugir do próprio estilo.

Há também depoimentos de personalidades da moda, como Margherita Missoni e Roberto Cavalli e truques de como arrumar as próprias roupas e acessórios da melhora maneira nos armários e até algumas sugestões de decoração.

 A Vingança Veste Prada

caras

A continuação do sucesso O Diabo Veste Prada, que originou o filme de sucesso com Anne Hathaway e Meryl Streep, foi traduzida para o português.

A história se passa oito anos depois que Andrea Sachs deixa de trabalhar com Miranda Priestly na revista Runway.

Nos dias atuais, ela vive feliz como editora na maior revista de noivas dos EUA, The Plunge, e está prestes a se casar.

Mas, sua malvada ex-chefe reaparece em sua vida para atrapalhar todos os seus sonhos e planos.