Inverno do Buffalo Plaid

O xadrez Buffalo Check, Buffalo Plaid ou Xadrez Tartan conhecido no Brasil como “xadrez lenhador” promete ser a estampa do inverno 2017

O “buffalo plaid”, como é conhecido nos EUA, é um padrão típico da América do Norte, muito usado por estilistas como Ralph Lauren e Calvin Klein e uniforme dos cowboys e de outros estereótipos yankees.

É um padrão xadrez com grandes blocos formados pela interseção de dois fios de cores diferentes, tipicamente vermelho e preto.

Mas este tipo de xadrez tão “americano” na verdade teve origem no tartan escocês conhecido como Rob Roy, assim nomeado por pertencer ao clã que tinha entre seus membros Rob Roy MacGregor, uma espécie de Robin Hood da Escócia.

História do xadrez lenhador

Um descendente de Rob Roy, Jock McCluskey, foi para os EUA no final do século XIX onde atuou como homem da lei, caçador, minerador e comerciante, levando consigo uma grande quantidade de tartan de sua família.

Ele acabou criando laços com os índios que o admiravam por tratá-los como iguais e por sua estatura e força, além de um guerreiro invencível.

O grande interesse de Jock eram as peles de búfalo que trocava por diversos produtos manufaturados, entre eles a manta com o tartan Rob Roy, o item mais cobiçado pelos indíginas.

xadrez lenhador - jaqueta

O vermelho forte conquistou os índios das tribos Lakota Sioux e Cheyenne que acreditavam ser oriundo do sangue dos inimigos de Jock McCluskey, que nunca desmentiu a crença, o que transformou a manta em uma amuleto de guerra indígina que servia para cobrir os cavalos durante a batalha.

Origem do nome “bufalo plaid”

xadrez-buffalo

Em inglês a palavra  usada para xadrez é “plaid” cuja origem vem dos índios que mudaram a pronúncia do termo “pladger” que era como o tartan era chamado em gaélico.

O nome se espalhou pelos postos do exército onde Jock trocava as peles e de repente o “buffalo plaid” virou a cara dos Estados Unidos da América.