Dicas para iniciantes no lar

 Aprenda a se apaixonar pelas tarefas de sua casa

mom-and-daughter

Maria Alice, minha fiel escudeira do lar depois de trinta anos de convivência perfeita precisou cuidar da mãe idosa em Florianópolis e me deixou a própria sorte!

Para facilitar as tarefas descobri como agilizar todos os processos, a utilização dos produtos de limpeza, comidas fáceis de fazer e um milhão de outras descobertas.

Quando se têm alguém que nos ajuda não valorizamos a lida do lar. Parece aborrecido e pouco para a condição intelectual de alguns.

Mas não é verdade.

Cuidar do lar faz parte de um estilo de vida e é muito enriquecedor , além de alimentar a nossa vaidade quando acertamos na receita ou no resultado da limpeza.

Noto também que as novas gerações sonham em morar sozinhos.

Só que administrar uma casa exige um certo know-how que muitas mães contemporâneas não conseguem ensinar os filhos porque nem elas exercitaram a condução de um lar do jeito que deve ser.

Avalio através deste blog o interesse em matérias que abordam dicas para a casa.

E vejo que a rejeição que as pessoas tinham para esta atividade está mudando nos novos tempos em que ajudantes do lar estão escassas.

Cuidar do lar pode ser muito sofisticado.

Todas as minhas descobertas eu anoto e tenho passado para vocês.

Hoje tem mais algumas que eu tenho certeza que vão abalar.

Dicas para os donos e donas de casa principiantes como eu.

stay_at_home_mom_Cartoon

1. Limpar talheres engordurados

Faca ou colher com manteiga

Antes de lavar retire o excesso com o saco do pão, ou uma sacola, um pedaço de papel ou até com a mão embaixo da torneira. Assim não fica depositado na esponja.

2. Lixo com muito volume

Ao jogar no lixo a caixa de leite, garrafa de refrigerante, frasco de detergente, qualquer coisa de muito volume, amasse primeiro, o máximo q puder, tirando o ar. Assim não tomará muito espaço na lixeira.

3. Produtos líquidos no lixo

Feijão cozido, arroz, ou qualquer coisa que vaza e deixam o lixo com mal cheiro é melhor colocar em uma sacola de supermercado – dependendo ponha até duas-, então jogue no lixo.

puxe o saco com facilidade do lixo

4. Limpar liquidificador

Quando terminar coloque detergente, água e ligue. Depois uma esponjinha de leve e pronto, já tá limpinho. Se for deixar pra limpar depois que a sujeira grudou, aí dá trabalho!

5. Truque para louça suja

Tudo que for para a pia, tire o excesso da sujeira jogando água que ajuda na hora de lavar,  quando seca fica mais difícil.

6. Truque para louça suja 2

Se tiver que deixar louça para lavar no outro dia deixe-as organizadas dentro da pia, os copos fora para não pegar gordura, molhe-as bem e jogue detergente por cima, isso é bom pois amolece a sujeira. Também pode deixar de molho para facilitar a remoção da sujeira no dia seguinte.

7. Xícaras encardidas

Não deixe resto de café nas xícaras brancas, passe um pouco de água se for lavar depois, pois encardem, mas se já estiverem encardidas deixe de molho por um tempo com água sanitária, fica branquinho – vale pra qualquer utensílio branco, até o liquidificador.

8. Ganhe tempo na faxina, organizando

Procure sempre que possível não deixar algo fora do lugar, aproveite quando vai para um cômodo e leve o pertence pra lá. Por exemplo: Você está na sala e tem copos espalhados, então vai na cozinha beber água, já aproveita e leva tudo. Com isso, no dia da faxina, você ganha tempo, e embora a casa não esteja limpa, dá a impressão de estar arrumada.

9. Desobstrua o cano da pia

De vez em quando jogue sal com água quente na pia. Ajuda a fluir o que tiver parado nos canos.

bicarbonato de soio vinagre

10. Desengordurar o fogão

No fogão um limpador multiuso já basta, jogue nas partes mais sujas e deixe agir um minuto.

como se livrar da gordura no fogao

11. Guarde as tampas separadas das vasilhas

É bom reservar uma gaveta grande e guardar lá todas as tampas de vasilhas e panelas, pois se colocar junto, no armário, gasta mais espaço e deixa as vasilhas fedidas, por conta do calor e o ar abafado nelas.

suporte para tampas de panela

12. Lustre os móveis

Além de deixar o móvel mais bonito e brilhante, faz com que a poeira não grude, nesse caso não precisa passar um pano molhado (que estraga), basta abanar com um espanador e sairá a sujeira. Passe o lustra moveis a cada 6 meses.

13. TNT, o melhor pano contra gordura

Use um pedaço de tnt (tecido), é muito fácil limpá-lo, para proteger a pia sempre que lavamos panelas colocamos um pano embaixo, e esse pano fica todo engordurado, mas o tnt basta jogar um pouco de detergente dá uma esfregadinha e pronto! Ele fica limpíssimo! Para o fogão, a mesma coisa. Tire o excesso de gordura com o tnt, depois passe um pano que seque bem (pois o tnt não é bom pra isso) e ganhe tempo com paninhos de cozinha.

14. Alumínio para ariar panelas

Se o arroz queimou ou tem uma panela mais difícil de limpar, antes de começar a lavar a louça, jogue água e limpe com papel alumínio, depois deixe la de molho enquanto lava o resto. Passado um tempo você vai ver que a sujeira simplesmente solta e conforme passa a esponja de aço, a panela fica brilhos! Também serve para aquela panela que ao ferver água, fica preta ou mesmo na panela de pressão, que é um saco lavar.

15. Guardar louça mais rápido

Eu não enxugo louça, deixo um tempo secando. Um truque, lavo tudo que for para uma parte do armário e separo perto de onde guardo, e depois deixo próximo a outra parte do armário o restante, e só depois guardo tudo – para não ficar zanzando pela cozinha.

16. Guardar roupa mais rápido

A mesma coisa da louça, assim que seca, já vou deixando perto de onde será guardado.

 17. Guarde o óleo usado

Faça sabão – ou peça para alguém – é melhor que o de mercado, ele deixa as panelas mais brilhantes, e quando usado no tanquinho, deixa as roupas brancas.

18. Faxina: uma coisa de cada vez

Faxina geral, cada semana num cômodo, na casa toda de uma vez, só se for com ajuda.

19. Como desentupir a privada

Em caso de emergência, coloque um saco entre a tampa e feche, sente/fique em cima e dê descarga, isso geralmente da certo, pois faz com que todo o ar que estava lá saia apenas por um único lugar, o cano.

20. Como lavar calça jeans e shorts

Com zíper e botões fechados, shorts com velcro fechado, assim eles duram mais.

21. Como lavar pano de pia

Sempre com detergente liquido, porque dissolve a gordura.

pano de prato tabua de corte escorregar

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

%d blogueiros gostam disto: