O mundo da moda não para
A regra é apresentar a coleção de verão 2019 enquanto ainda estamos em 2018.
Por dois meses no ano, um em cada semestre, o mundo da moda se une nas capitais fashions para ver os desfiles das maiores labels do mundo e alguns comportamentos já se tornaram verdadeiros rituais neste período do ano.
Assim que é lançada uma estação os estilistas já começam a trabalhar na próxima, em um redemoinho de criatividade enlouquecedora com menos de seis meses de diferença.
Mal terminou a Semana de Nova York e já começam as temporadas europeias
O desafio dos estilistas a cada temporada é fazer tudo novo, sem perder a linha do seu perfil de trabalho, com peças que deslumbrem as exigentes editoras de moda, inéditas em tudo e que tenham bom apelo comercial.
O ritmo é tão intenso e a cobrança tão grande que se tornou comum grandes estilistas migrarem de uma marca para outra ou até entrar em colapso como John Galliano, que por ter pego fazendo comentários desastrados, acabou demitido da Casa Dior.
A moda nas passarelas funciona como marketing para vendas e posicionamento da marca
Deve encantar e fazer sonhar.
No show room da marca as ideias do estilista que assina o desfile são desmembradas em roupas comerciais.
Desfiles luxuosos também são vitrine para acessórios mais acessíveis a qualquer bolso e tipo de corpo,óculos e perfumes.
Se a roupa não vender, mas for sucesso na mídia espontânea, o faturamento está garantido com as linhas de produtos da marca.
Tudo o que você precisa saber sobre as semanas de moda
Uma semana de moda não precisa durar exatamente sete dias
Na verdade, pode ser uma semana de cinco dias apenas ou até mesmo se expandir para dez dias de desfiles seguidos.
O que está nas passarelas é uma prévia, mas a coleção só estará disponível realmente no semestre seguinte que foi apresentada.
As chances dos looks nem serem mais tão novidade assim quando você finalmente poder usar são enormes, já que os blogs e a própria Internet divulgam quase “ao vivo” e quando estas roupas chegam na loja, a consumidora já está achando manjada.
Por isto a indústria da moda está tentando um novo processo de comercialização dos produtos, um novo tipo de “pronta-entrega” que a moda batizou de “see now, buy now”
Até 200 coleções podem ser apresentadas em uma única semana de moda.
Muitas delas nos mais variados locais da cidade, o que acaba causando muitas vezes um trânsito infernal entre um desfile e outro.
O convite para assistir aos desfiles, se não não entra, óculos escuros para o “carão”, celular e uma bateria extra, porque provavelmente não existirão tomadas acessíveis para carregar seu telefone.
Lugares marcados
Quanto mais influente na sociedade, mais perto da passarela você irá sentar.
Este é um consenso geral em desfiles de moda, mas o que é impreciso é: como classificar a influência de cada pessoa. Emprego? Fama? Seguidores no Instagram?
Os desfiles atuais não costumam ser muito longos.
A maior parte do tempo se perde esperando todos os convidados chegarem e se acomodarem.
Você sabe que o show irá começar quando os fotógrafos pedem para as pessoas da primeira fila: “senhoras e senhores, por favor, descruzem as pernas”.
Em passarelas muito estreitas, os pés cruzados podem atrapalhas as fotos dos looks.
Antigamente, não se podia fotografar um desfile.
Hoje, ao contrário, eles até encorajam que a plateia faça os seus próprios cliques.
A popularidade de um evento pode ser medida através da quantidade de fotos iguais postadas no feed do Instagram.
Estas são as semanas do mês que tudo é válido.
Não importa o quão doido seja o look que você programou, com certeza alguém estará mais estranho que você.
Quando você acha que a Semana de Moda de Nova York está no final e as coisas vão voltar a se acalmar, não se esqueça: ela é apenas a primeira da temporada. Na sequencia acontecem as semanas de Londres, Milão e Paris, consideradas as mais influentes do mundo.