CURIOSIDADES SOBRE A MUSICA MOONRIVER

UMA CANÇÃO PARA AUDREY

A música “Moon River” que faz parte da trilha sonora de “Breakfast at Tiffany’s (1961) foi composta por Johnny Mercer e Henry Mancini especialmente para a voz da atriz Audrey Hepburn.

Mancini já tinha ouvido Audrey cantar no filme “Funny Face” (1957) e estudou a extensão vocal dela para o piano, em seguida começou a dedilhar até encontrar a melodia da canção, que ganharia o Oscar naquele ano.

“Moon river, wider than a mile/ I’m crossing you in style some day/ Oh, dream maker, you heart breaker/ Wherever you’re going, I’m going your way.”

“Two drifters, off to see the world/ There’s such a lot of world to see/ We’re after the same rainbow’s end, waiting, round the bend/ My Huckleberry Friend, Moon River, and me.”

É uma canção simples — apenas 10 linhas de tempo — mas a melodia suave e letras românticas transformaram a trilha sonora da adaptação  do clássico de Truman Capote, “Bonequinha de luxo” em um momento inesquecível do cinema.

 

Esta encantadora canção, escrita por Henry Mancini e Johnny Mercer e interpretada por Audrey Hepburn como o Holly Golightly, quase ganhou dublagem porque o estúdio achava a voz de Audrey muito fraquinha.

Mas o compositor Henry Mancini, o homem por trás do tema de The Pink Panther , foi capaz de criar uma música especificamente para Hepburn de alcance limitado, observando seu desempenho em “Funny Face”

Para as palavras, ele foi a Mercer, que, ao longo de sua carreira, escreveu a letra para mais de 1.500 canções.

Embora muitos possam ter pensado que a canção estava se referindo ao rio Hudson, em Nova York, a canção foi inspirada na verdade os cursos de água de uma cidade do Sul.

Mercer escreveu o refrão, recordando a sua casa de infância na ilha de Burnside, Savannah, Geórgia

O título do trabalho, originalmente “Rio azul” (Blue River), foi ajustado para o filme.

Todas as músicas de Breakfast at Tiffany’s foram compostas por Henry Mancini como: Something for Cat, Sally’s Tomato, Mr. Yunioshi, The Big Blow Out, Hub Caps and Tail Lights, Breakfast at Tiffany’s, Latin Golightly, Holly, Loose Caboose e The Big Heist;

As músicas em parceria com Johnny Mercer são: Moon River e Moon River Cha Cha.

O filme não só ganhou o Oscar de Melhor Canção como o de Melhor Trilha Sonora Original.
A trilha sonora fez tanto sucesso que na época foi lançada em LP, mas  Audrey não permitiu que Mancini a publicasse a música Moon River interpretada por ela, fato que o desapontou um pouco, mas compreendeu Audrey e atendeu-a prontamente.
Sobre Mon River, Mancini chegou a mencionar que de todas as gravações e versões da música, a mais linda foi a original interpretada por Audrey Hepburn em voz e violão.
Além de Breakfast at Tiffany´s, Audrey ainda participou de mais três filmes com trilhas sonoras de Mancini: Charada (Charade, 1963), Uma Estrada para Dois (Two For the Road, 1967) e Um Clarão nas Trevas (Wait Until Dark, 1967).

OUTRAS CURIOSIDADES DO FILME

Livro alterado

Alguns elementos da personagem Holly no livro de Truman Capote, como sua suposta bissexualidade, foram omitidos no filme, na intenção de tornar a personagem mais adequada para Audrey Hepburn.

Atores cotados

Antes da contratação de Audrey Hepburn, a personagem Holly foi oferecida a Kim Novak.
O personagem Paul Varjak foi oferecido a Steve McQueen, que não pôde aceitá-lo devido ao seu compromisso com a série de TV Wanted: Dead or Alive.

Filmando na Tiffany’s

Apesar de não ser notado no filme, na realização da cena em que a personagem de Audrey Hepburn observava as vitrines da Tiffany’s havia centenas de pessoas acompanhando as filmagens. A quantidade de pessoas presente fez com que Hepburn ficasse nervosa e cometesse vários erros, o que obrigou a realização desta cena várias vezes.
A Tiffany’s abriu pela primeira vez em um domingo desde o século XIX, para que as filmagens dentro da loja pudessem ser realizadas.

Mudança de direção

Inicialmente, Bonequinha de Luxo seria dirigido por John Frankenheimer e estrelado por Marilyn Monroe. Após a substituição de Marilyn por Audrey Hepburn, a atriz declarou que jamais havia ouvido falar de Frankenheimer e fez pressão para que outro diretor fosse contratado em seu lugar. Foi exatamente o que aconteceu.

Cachê de estrela

Audrey Hepburn recebeu um salário de US$ 750 mil por sua atuação em Bonequinha de Luxo, o 2º maior salário pago até então a uma atriz. O 1º era o de Elizabeth Taylor em Cleópatra, de US$ 1 milhão.

Nova mamãe

As filmagens de Bonequinha de Luxo ocorreram apenas 3 meses após o nascimento do primeiro filho de Audrey Hepburn, Sean Ferrer.

Prêmios

OSCAR
1962
Ganhou
Melhor Trilha Sonora – Comédia/Drama
Melhor Canção Original – “Moon River”
Indicações
Melhor Atriz – Audrey Hepburn
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Direção de Arte – Colorido
GLOBO DE OURO
1962
Indicações
Melhor Filme – Musical/Comédia
Melhor Atriz – Musical/Comédia – Audrey Hepburn
GRAMMY
1962
Ganhou
Melhor Trilha Sonora – Cinema/TV