Os temas mais importantes para a temporada de frio

Matrix Reloaded

O inverno 2020 de marcas influentes, como a Balenciaga, desfilaram minimalistas e utilitárias, ou em alguns casos inspiradas por filmes como Matrix. A Balenciaga ainda mostrou para o Verão 2020/21 muitas peças neste estilo.

Faz quase 20 anos que Matrix foi lançado, mas sua influência ainda é forte na moda. Trench coat, óculos futuristas, couro, o uso insistente do preto se conectam a este filme, com uma estética cyberpunk, quase apocalíptica e com toques do punk dos anos 1980.

Aceite amarrações, renda preta, couro justo e batom ameixa escura. Se isso soa severo, adote as botas com solado grosso, cúmplices essenciais para qualquer look no outono neste tema.

Nesta tendência uma popularização do vinil. Primeiro apareceu nas minissaias e acessórios, para  ganhar status de peça principal nos trench coats e casacos longuíssimos, muitas vezes combinados com acessórios em plástico e outras peças com acabamento vinílico.

O grunge dos anos 1990  também se misturam como inspiração para este tema.

Color Crush

Mas não só o preto colore a estação fria. O outono pulsa com salpicos de cores saturadas, usadas com confiança da cabeça aos pés. Tons ousados ​​de turquesa, cobalto e amarelo girassol, combinação de rosa buganvília com taupe, laranja queimado com bege biscoito e esmeralda com azul Yves Klein,  bege com vermelho tomate, amarelo ácido e verde jade, tudo em tons de alta tensão.

La Vie En Rose

O escapismo provavelmente será a tendência da moda outono / inverno de 2020 mais comercial.

O romance apareceu nos lançamentos de inverno. A coleção de Valentino, por  Pierpaolo Piccioli, fã de poesia de longa data, encomendou uma antologia da poesia intitulada Valentino On Love, que incluía poemas da poeta londrina Greta Bellamacina, Mustafa The Poet e Yrsa Daley-Ward, e colocou uma em cada cadeira. As frases da antologia eram bordadas dentro de casacos, nas bainhas dos vestidos e nas bolsas, conhecida apenas pelo usuário. Mas a manifestação mais óbvia de todo esse sentimento foram as rosas – um antídoto interessante para as temporadas de micro-florais, salpicadas até ao lado de gravuras de estátuas de amantes clássicos.

Conforme Gertrude Stein: “A civilização começa com uma rosa. Uma rosa é uma rosa é uma rosa é uma rosa”.

Capas de revista

Associadas ao luxo, reis, príncipes, heróis, heroínas e a feminilidade, as capas atuais se ajustam a mulher contemporânea com corte de alfaiataria, jeans, sofisticadas para a noite, em comprimentos longos e curtos como uma opção forte nos dias e noites de frio.

 

Power Dressing

Os ombros estruturados são uma realidade da moda atual e se confirmaram poderosos também nas coleções para o verão 2020/21, com as  ombreiras típicas nos anos 1980 (década de grande inspiração para a moda de inverno) e também em formas mais arredondas, pontudas e futuristas como as de Grace Jones na época.

Aposte por ser uma uma tendência forte, mas sem a uniformização que viralizou na década de 1980.

Couro total

A maioria das coleções sugeriu calças de couro preto como o básico fundamental da temporada. Justas, amplas ou clochard serão “must have” da estação de inverno.

Mas este material vedete foi potencializado no uso de mais de uma peça de couro no mesmo look –  misturadas para não ficar um visual flat, como se uma única padronagem cobrisse o corpo todo.

Para suavizar a proposta “total leather” usaram um mix de várias versões de couro, estampados ou coloridos,associado ao preto.

Preppie look

O “preppy look” é um estilo colegial mais elaborado. Visual dos estudantes americanos dos anos 1970, imitava os trajes dos estudantes da “Ive League” com influência na juventude dourada dos anos 1950 e em esportes sofisticados como o Golf.

Este estilo evoluiu para os “Yuppies” que dominaram de grifes o cenário dos anos 1980. Os famosos “mauricinhos” e “patricinhas”.

Tweed, xadrez, camisa, calças de flanela e comprimentos mini são alguns dos itens indispensáveis ao estilo.

Jogo de Xadrez

Variações de xadrez, como o tartan  original da Escócia e reciclados pelos movimentos  punk e grunge, checkerboard (tabuleiro de damas) e o Tattersall, um dos mais antigos do mundo (com linhas mais finas) e a permanência do padrão chamado de Príncipe de Gales. O pied de poule (e o pied de coq-  desenho maior) foi constante nas passarelas influentes.

Cintura destacada

O cinto tem destaque no inverno 2020 usado nas calças, alfaiataria, acinturando trench coats,  vestidos afinando a cintura e ampliando os ombros em busca da nova silhueta da estação, com os ombros ampliados, na vibe oitentista.

Monocromia

Cores com personalidade como fúccia, turquesa, amarelo, vermelho e muitos verdes usados tom sobre tom ou em uma estudada monocromia (tudo na mesma cor).

Sober Suits

Os ternos bem sóbrios dos executivos foram mostrados como proposta feminina em muitos desfiles. E no tamanho “boyfried”, bem soltos ao corpo

A nova austeridade dificilmente soa sexy. Nem grita alegria. Mas é a certeza de elegância em qualquer lugar. Pense neles como parte do currículo para um guarda-roupa de trabalho.

Dos jovens designers a grandes casas de moda, todos abordaram o gênero de alguma forma.  Alguns criando itens inspirados em roupas masculinas para mulheres, enquanto outros propondo roupas unissex, com ternos, calças largas, jaquetas e blazers de ombros grandes.

O Novo Mínimo

Chamados de “New Minimal”, as silhuetas discretas ​​e peças à prova do futuro reinaram supremas em muitas propostas, propondo atualizações limpas nos clássicos do guarda roupa feminino, mas com algumas pequenas alterações para mante-los interessantes.

A nova mensagem “politicamente correta” é ter roupas não descartáveis, pensando também no meio ambiente.

High Energy

Drama e esplendor nos novos vestidos de baile para deslumbrar o público da Instagram.

Nas roupas de festa, uma proposta inovadora com muitos metros de tecidos à mais e cores com muita energia . Esqueça os bordados carregados, decotes colossais e vestidos nudes. As novas propostas “Red Carped”  buscam o escapismo, fantasia e drama, particularmente na forma de babados e roupas volumosas, muito volumosas.

Poder das plumas

As plumas ainda estão em alta no outono. Eles foram aplicados de maneira mais liberal.

 Disco Day

O novo conceito sobre lantejoulas e strass é expor os brilhos à luz do dia.

Setenta  burguês

Os anos setenta, o mais esperançoso para os ativistas,  virou pano de fundo para o design, trazendo muitos itens básicos desta década para as tendências da moda invernal.

Esqueça os hippies e o tema boho. A inspiração dos setenta agora é na burguesia, nos dias de festa do famoso Studio 54, expresso com vestidos longos e cinto marcando a cintura, couro em tons de terra, lenços de pescoço, cabelo penteado para parecer grande e fofo ou inspirados em Diana Ross. Ou em uma revisão do estilo sofisticado das criações do famoso estilista Roy Halston, conhecido por trazer as calças de volta ao vestuário feminino, criar maxi vestidos e caftans. Tudo repleto de glamour disco.

O visual neste tema é dos anos setenta (de preferência do tipo parisiense) e seu guarda-roupa infalível de blusas de seda, lenços, saias sensatas e pequenos blazers. Prepare-se para calças sino, coletes, gola alta, veludo cotelê, jaquetas longas e cores quentes e terrosas – itens básicos da moda dos anos setenta que os estilistas usaram para trazer a década de volta.

Na Celine, na estréia de Hedi Slimane  a inspiração foi no estilo que a casa havia produzido nos anos 1070, como saias plissadas da linha A, culotes e blazers femininos de tweed.

Tendências de moda outono / inverno 2019-2020: estilo dos anos setenta