Conheça a História da LACOSTE

De jogador de tênis a inventor da camisa polo Lacoste.


Jean René Lacoste, membro chave da equipe francesa de tênis, liderou o ranking internacional nos anos 1920, transformou seu sobrenome em um império e seu apelido em um símbolo conhecido mundialmente.

Tudo começou com uma aposta, feita com o capitão da sua equipe, que mudou a história do tênis e da moda.

“QUANDO OLHO PARA TRÁS, PERCEBO QUE TUDO O QUE CONQUISTEI TEVE COMO BASE A COOPERAÇÃO ATIVA E ACORDOS AMIGÁVEIS.”-

JEAN RENÉ LACOSTE

Um jogador intenso, persistente, perfeccionista e de alta classe que foi notado ao vencer o French Open em 1924, aos 20 anos de idade.

René Lacoste teve vitórias notáveis no esporte e foi apelidado de “Crocodilo após apostar uma maleta de couro do animal com Alan Muhr, antes de uma partida, a qual perdeu, mas que lutou como um verdadeiro crocodilo.

Foi ai que a moda e o esporte se encontraram.

O amigo, jogador de Hockey e estilista, Robert George, ilustrou um crocodilo que se tornou o símbolo do jogador que passou a usar um blazer branco com o desenho bordado antes de todas as partidas, e assim nasceu o emblema da marca.

Combinando elegância e estilo casual, Lacoste foi pioneiro na criação de roupas esportivas no século XX.

Ele não se limitou a isso e em 1928 inventou o canhão de bolas de tênis para aprimorar suas técnicas, a máquina que treinou muitas gerações de jogadores.

A raquete de tênis de aço também foi sua criação em 1963 para melhor aerodinâmica, e o inovador e primeiro amortecedor de antivibração para raquetes em 1964.

“INVENTOR! SE EU TIVESSE QUE COLOCAR UM TÍTULO NO MEU CARTÃO DE VISITA, SERIA ESSE. DESENVOLVI INVENÇÕES A MINHA VIDA INTEIRA.”- JEAN RENÉ LACOSTE

A camisa polo da Lacoste foi uma peça revolucionária de design inspirada nos jogadores de polo. Em parceria com André Gillier, René adotou as camisas sem mangas para dar maior mobilidade ao jogador, originando o conceito de elegância funcional, e a polo L.12.12 foi lançada definindo o estilo da marca.
L . DE LACOSTE
1 . PARA O SEU TECIDO EXCLUSIVO
2 . PARA O MODELO COM MANGAS CURTAS
12 . PARA A VERSÃO ESCOLHIDA POR RENÉ LACOSTE

Confeccionada com o então novo tecido ventilado, o petit piqué– uma malha revolucionária desenvolvida por René Lacoste, e exibindo o logo do crocodilo, a camisa é leve e flexível, e apesar de ter evoluído com a moda desde 1933, os métodos utilizados na fabricação são os mesmos: tecer, tingir, cortar, bordar o crocodilo e montar as peças, 5 passos que exigem muita habilidade e atenção aos detalhes.

Rene lençou uma lenda no mundo da moda na 1ª campanha publicitária em 1933, que conquistou a todos e ultrapassou as barreiras do esporte.

Em 1951 vieram as polos monocromáticas, em seguida as listradas e em 1958 as polos infantis.

Hoje em dia a peça é exportada para todo o mundo e recriada por artistas e designers em colaborações inspiradoras.

Após 85 anos a marca transcendeu as polos e atingiu uma gama de produtos como perfumes, relógios, óculos, bolsas,tênis, entre outros.

Em 1996 Lacoste morreu e deixou um legado e a herança esportiva da marca com o estilo elegante à la française.

Lacoste muda logo de Crocodilo para animais que estão em extinção

 A marca francesa sob a direção criativa de Felipe Oliveira Baptista divulgou uma linha cápsula de dez pólos nos quais o icônico logo do crocodilo é substituído por animais ameaçados.

A coleção chama-se “Save our Species” e é chama atenção para o desaparecimento de espécies de animais pelo mundo.

A linha é de edição limitada e foi criada em parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). O logo foi trocado por animais como rinoceronte-de-Java, o tigre da Sumatra, o condor-da-Califórnia, o papagaio kakapo, a iguana de Anegada, o golfinho Vaquita, a tartaruga-de-Myanmar, a saola, o lêmure-esportivo-do-norte e o gibão-negro-cristalizado-oriental e vê cada um tomar o lugar de destaque no peito na localização emblemática do crocodilo.

O número de exemplares disponíveis para cada um dos novos logos corresponde ao número de animais existentes de cada uma das espécies no seu habitat natural, ou seja, haverá tantos polos com o rinoceronte-de-Java quanto a contagem de rinocerontes-de-Java no mundo, por exemplo (são 67 apenas)

No total, as 10 espécies contabilizam ao todo apenas 1.775 animais no mundo e são apenas 1.775 polos que estão disponíveis para compra, exclusivamente no site da marca. Cada pólo (€150) vendido apoia a UICN na luta pela conservação da vida selvagem no mundo.

 

Xico Gonçalves
Xico Gonçalves
Artigos: 850

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