Se convencionou estabelecer  o couro como matéria prima “eterna”, já que dura muito e com a manutenção adequada fica sempre com cara de novo.

O que  diminui o tempo de uso é o odor que o material desenvolve quando guardado por muito tempo.

Roupas de couro estão sempre na moda, portanto vale a pena dar uma sobrevida a peças antigas.

O couro é um material feito de pele de animal tingida e embora seja bastante durável, é mais difícil de limpar do que as fibras naturais ou sintéticas.

A flor do couro pode captar cheiros fortes, como fumaça, odor de comida, suor, perfume, mofo ou o “cheiro de novo” do processo de tingimento.

Tem também o terrível cheiro de “guardado”.

Como estamos no outono, época ideal para usar roupas de couro, não deixe de usar suas peças por causa do odor.

Pesquisei maneiras de tirar qualquer cheiro da roupa ou acessório de couro

Esta técnica também funciona nas peças em couro compradas no brechó ou herdadas na família.

Solução Um

Deixe o couro envelhecer para reduzir o cheiro com o tempo

Por causa da natureza do couro, os cheiros absorvidos por esse material, do cigarro ao “cheiro de novo” vindo do processo de tingimento, ficarão mais fracos com o tempo.

Em vez de tentar mascará-los com perfume ou agentes que disfarcem odores, que na verdade aumentarão o tempo que levará para o cheiro sair, use bastante o item de couro.

Se puder suportar o odor, vista a jaqueta, calce os sapatos ou use a bolsa diariamente para ajudar o couro a envelhecer.

O processo de envelhecimento também amaciará o couro, abrindo os poros dele e liberando o cheiro ruim.

Solução dois

Limpe o couro com uma solução de vinagre

O ácido do vinagre ajudará a contra-atacar os odores do couro.

Mas antes de usar qualquer limpador à base de ácido no  couro, faça um teste para garantir que não haverá desbotamento do material.

Misture partes iguais de vinagre branco destilado e água.

Escolha uma área bem pequena do item e passe a solução de vinagre nela. Caso não surjam manchas ou rachaduras no couro, continue a limpeza com a solução de vinagre.

Use um pano limpo para passar a solução de vinagre na superfície do couro.

Você também pode usar um borrifador para espalhar a solução e então limpá-la com um pano.

Se o cheiro estiver mesmo ruim, você pode tentar mergulhar o item de couro na solução de vinagre por cinco a dez minutos. Seque bem o objeto depois disso para que ele não fique mofado ou embolorado.

Solução  três

Sele o couro em uma solução de bicarbonato de sódio.

Essa substância é ótima para absorver odores ruins e segura para se usar no couro.

Você precisará do bicarbonato e de uma fronha ou de um saco com fecho grande o bastante para acomodar o item a ser limpo.

Polvilhe uma camada fina de bicarbonato sobre a superfície do couro. Você também pode jogar o bicarbonato dentro do item de couro para remover o cheiro da parte interna do objeto.

Coloque o artigo de couro na fronha ou no saco com fecho.

Amarre a ponta da fronha ou feche o saco plástico e deixe o item no bicarbonato durante uma noite ou por vinte e quatro horas.

Remova o bicarbonato usando um aspirador pequeno ou um pano limpo. Esfregue o pó com cuidado para evitar arranhar o couro.

Repita o processo até eliminar o odor.

Se o couro ficar molhado tem que secar

Se o couro pegou chuva ou umidade tem que secar para evitar futuros odores desagradáveis

Seque o couro molhado na hora.

Se o material estiver úmido ou parecer coberto de mofo ou bolor, você precisa remover a umidade rapidamente, pois ela pode danificar o couro permanentemente e deixar um cheiro bastante difícil de remover. Existem diversos métodos simples para secar o material:

Coloque-o em um local da casa que receba sol indireto. O contato direto com a luz solar pode fazer o couro rachar, lascar e se desgastar. Escolha um espaço em frente a uma janela que filtre a luz solar ou atrás de uma tela.

Use um secador em uma temperatura baixa. Evite colocá-lo perto demais do couro, ou pode fazer com que o material se rache ou lasque. Passe o secador à distância sobre o couro para secar a umidade e evitar a formação de grandes manchas de água no material.

Utilize um pano limpo e seco para secar o couro, especialmente se estiver tentando tratar um par de sapatos, uma jaqueta ou uma bolsa.

Evite os produtos à base de álcool ou que mascarem o cheiro, como o perfume, e use um pano para limpar o item.

As substâncias químicas dos produtos mencionados acima podem entrar nos poros do couro e talvez danificar o objeto.

Embrulhe o couro em jornal ou papel kraft

A qualidade porosa do jornal e do papel kraft torna ambos ótimos para absorver cheiros ruins no couro. Sempre avalie se o objeto está completamente seco e use jornais também secos. A fibra solta dos jornais os torna mais macios e mais absorventes do que outras opções como o papel sulfite.

Amasse várias folhas de jornal em uma caixa e coloque o item de couro dentro do jornal. Feche a caixa e deixe-a assim por um ou dois dias.Verifique o item de couro para ver se o jornal absorveu mesmo o cheiro ruim. Pode ser necessário deixar o objeto no jornal por mais um dia.

Xico Gonçalves
Xico Gonçalves
Artigos: 850

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*