Calça Clochard, a Cenoura não engorda

Conhecida nos anos 1990 como “semi-bag” agora ela está sendo chamada de clochard, calça-cenoura (ou carrot), por conta do seu formato

Foram inspiradas na figura de Carlitos, o imortal personagem de Charles Chaplin e nos mendigos da rua, que geralmente usam roupas fora do tamanho, adaptadas ao corpo.

 

Sucesso entre os legumes para quem não quer engordar a cenoura entrou no cardápio da moda verão 2018

Se você não “engole” a cenoura, vale uma ida ao provador antes de achar que não vai funcionar.

A modelagem surpreende no corpo. Vendo no próprio corpo você  descobre o seu potencial.

A calça cenoura – que modernamente é chamada de “clochard”, “calça cocoon” ou “slouch” tem modelagem ampla no quadril, muitas vezes com pregas ou preguinhas, cós alto e afunilando na direção da canela.

Como usar

Além de ser um modelo confortável, a calça clochard é perfeita para qualquer silhueta, por ter o poder de alongar.

  • Foram muito usadas nos anos 1980 e relançadas por Balenciaga na coleção de inverno de 2007/ 2008 como uma alternativa para quem não podia usar as skinnys por limitações de silhueta, já que as calças cenouras têm uma modelagem mais larguinha no quadril e coxas e vai se afunilando até o joelho e do joelho para baixo vira adesiva, ou quase isso, e geralmente tem o gancho mais baixo, podendo assim ser usadas supostamente por muitos formatos femininos.
  • O ideal é usar com a cintura bem marcada e com blusas mais justas para contrapor com o volume do quadril, que disfarça e favorece as mulheres que estão acima do peso.
  • Na teoria, quem tem quadris grandes, culotes, bumbum volumoso ou barriga saliente, não deveria usar.
  • Mas na prática esse volume em tecidos firmes, ou couro, pode trabalhar a favor dessas silhuetas, já que o volume da calça é claramente formado pelo pano que acomoda os centímetros a mais dos quadris sem escancarar.
  • A cenoura também não engorda quem está magra. A magra vai ficar mais “cheinha” sem parecer gorda.

  • Para quem tem tronco pesado e as pernas finas este formato é o máximo, desde que usado com tops folgados e decote farto.
  • Use com sapatos baixos e altos, rasteirinhas e sapatilhas, ankle boots, espadrilhas e scarpins.
  • Paletózinhos, tricôs ajustados, cardigans, blusas femininas ou camisas modeladas valorizam a estrutura da calça e constroem uma estética elegante.
  • Em tecidos mais clássicos como a lã ou similares, couro, sarja e jeans a cenoura serve para qualquer idade e deixa o visual absolutamente jovial.
  • Um look monocromático engana o olhar e desenha formas mais longas e magras para as baixas.
  • Apareceram mais curtas em alguns desfiles para o verão 2018, deixando os tornozelos de fora ou mostrando a meia-calça opaca e também com pernas amplas ou retas.