Black is back

Woman in black

Uma boa escolha  é um look “total black”.

Não dá trabalho para vestir e sempre “causa” em qualquer lugar, já que preto funciona em todos os tons de pele e medidas de corpo.

Preto deixa qualquer um sofisticado e mais magro!

E usar tudo preto é uma tendência forte em muitas passarelas do planeta, já que quem mostrou a cor geralmente a vestiu da cabeça aos pés.

Ótima opção para uma balada

Preto tem a ver com ambientes noturnos e locais com pouca luz.

Mas para o visual “total black” não parecer falta de imaginação e nem uma gótica de plantão lance mão de detalhes ou texturas diferentes em preto. Combine renda, paetês, babados, couro, cetim, entre outros.

A transparência também é uma tendência forte.

Curiosidades sobre o preto

A mais objetiva das cores.

Ela significa drama, perigo, violência, dor e morte, mas também é proteção, poder, elegância, formalidade.

O preto é realmente a cor predileta dos designers e dos jovens.

Apesar de ser ícone da moda no mundo inteiro, é o tom das pessoas mais conservadoras.

Há muita coisa para aprender sobre esse tom

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O preto seria a ausência de luz, a ausência de todas as cores. Desse modo, ele foi declarado uma “não cor”, uma cor sem cor.

Antigamente, pintar com tinta preta era censurado. Até mesmo as cores escuras deviam ser obtidas com a combinação do azul, vermelho e amarelo combinados. A noite, por exemplo, não deveria ser representada apenas por um tom escuro, deveria ser antes, um efeito visual.

O famoso artista Renoir, precursor do impressionismo, questionava: O preto uma não cor? De onde vocês tiraram isso? O preto é a rainha das cores”. Van Gogh também teve o mesmo problema e escreveu ao seu irmão dizendo: Não, o preto e o branco tem a sua razão e sua importância, e quem os deixa de lado não se sai bem”.

É a preferida de 10% das mulheres e homens do mundo, principalmente dos mais jovens (quanto mais jovens somos, maior a preferência pela cor).

Na Idade Media os gatos pretos eram considerados bruxas transformadas em bichos e cruzar com um deles na rua poderia trazer má sorte. Foi aí que essa história nasceu, por conta da associação às trevas e a magia negra.

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Apesar de em muitos países, dizerem ainda que gato preto dá azar, na Escócia, Irlanda e Japão eles significam sorte.

Em 1900, nas fotografias dos casamentos, quase todas as noivas usavam vestido preto que ia até os pés (somente o véu era branco). Esses vestidos eram reaproveitados depois em festas. As noivas mais modestas usavam vestidos com tecidos opacos, que poderiam ser reutilizados mais tarde para ir à igreja ou a enterros. O preto também era a cor adequada para a ocasião, já que os casamentos eram tratados como negócios. Quem não tinha nada para herdar não tinha como se casar. Portanto, na época em que dominava a frieza da razão, o preto era a cor adequada para as noivas.

O preto é cor energética e séria. Por isso, é a que mais aparece em sobrenomes na lista telefônica da Alemanha. O sobrenome Schwarz (que significa preto) aparece 49.369 vezes.

Existem 50 tons de preto catalogados pelo homem. Entre eles, preto asfalto, preto carvão, preto fumaça, preto nanquim, entre outros.

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O medo dessa cor tem nome: melanofobia.

A cor preta também sinaliza um alerta, algo como “pense bem no que irá fazer, pois pode se machucar”. Vemos isso claramente nas placas de “perigo” e nos remédios de tarja preta.

Piadas ofensivas também são chamadas de “humor negro”. Quando a pessoa sofre uma pane, é acometida por um blackout, ou seja, fica tudo escuro, não se lembra de nada.

O pintor Kandinsky descrevia o preto : “Como um nada sem possibilidades, como um nada morto, após a extinção do sol, como um eterno calar, sem futuro e sem esperança: assim soa interiormente o preto”.

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Preto é também a cor da dor. Muitas culturas lidam com o luto usando roupas escuras. Muitos adotavam o preto para afastar os demônios negros, para não serem pegos por eles. Para os cristãos, o preto é a tristeza pela morte terrena. A morte também é frequentemente retratada usando um manto preto. Na Europa até hoje, apenas os parentes mais próximos e amigos mais chegados aparecem totalmente de preto em um velório. Todos os demais usam azul escuro, cinza escuro ou cores discretas, para passar uma impressão solene.

A palavra melancolia deriva da combinação do preto com amarelo, de “melas” (preto em grego) com “chole” (amarelo em grego). Antigamente acreditava-se que as pessoas melancólicas tinham o sangue preto.

Dizem que os adolescentes muitas vezes têm uma necessidade psicológica de usar preto durante a fase de transição da inocência da infância à sofisticação da vida adulta. Significa o fim de uma parte da sua vida e o início de outra, o que lhes permite se esconder do mundo, enquanto eles descobrem a sua própria identidade.

Violeta e preto são as cores do ocultismo, da magia, do mistério, por isso nos lembram o cosmos e o universo. Saturno é chamado de planeta negro. Isso porque Saturno era o deus grego do tempo, e o preto é a cor que pertence ao início e ao fim do mundo.

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O crime da chantagem em inglês, se chama blackmail.  Isso sem falar no humor negro.

Com o descobrimento das Américas, surgiu um corante da cor, o campeche, uma madeira de uma árvore nativa da América Central que era ralada e submersa para fermentar. O corante que se desprendia tingia denso. A madeira era importada e muito cara, por isso, o preto se tornou uma cor nobre.

As cores desapareceram das roupas quando a Espanha se tornou a potência mundial. Na corte espanhola, todos usavam preto. A ideia predominou por todo o século e o preto virou moda. Os trajes cobriam até a orelha. As roupas pretas exibiam a riqueza e as de gala eram enfeitadas com pérolas e pedras preciosas. Em 1525, o rei da França, Francisco I, mandou fabricar 13.600 botões de ouro para seu traje de veludo preto.

Elegância era abrir mão de chamar a atenção e quem usava preto abria mão até da cor, e isso era garantia de elegância, segundo a moda conservadora. Os ternos, o black tie, os smokings são sempre pretos. Mas ninguém revolucionou mais a moda do que Coco Chanel no século A estilista criou em 1930 o “pretinho básico”, vestido curto até hoje ideal para ocasiões formais. Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame” – disse Chanel. Sinônimo de estilo e elegância, o “pretinho básico” é um dos clássicos da moda mundial há quase 80 anos;

Karl Lagerfeld dizia que “o preto é a cor que cai bem em todos. Com o preto não tem como errar. Yves Saint-Laurent já afirmava que o preto simboliza a ligação entre a arte e a moda. Gianni Versace achava que o preto é a quintessência da simplicidade e elegância.

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A artista suíça Pipilotti Rist declarou: “Quem se veste com cores alegres passa uma impressão de superficial. Quem se veste de preto está demonstrando que não necessita de adornos, que tem valores internos”.

A cor da individualidade e da negação. Martinho Lutero usava roupas pretas, Jean-Paul Sartre sempre se vestiu de preto. A cantora Juliette Grego, ficou famosa por seus olhos delineados e roupas pretas. A cor que delimita permaneceu popular entre grupos e pessoas que queriam estar acima da massa, que queriam se destacar, e que não se adaptavam aos valores da sociedade. Os beatniks usavam jaquetas da mesma cor, depois vieram os roqueiros e os punks.

Dizem que quanto mais idade alguém tiver, mais velho parece ao usar preto. Ele combina melhor com pessoas jovens porque é a cor que mais dá realce à velhice. Segundo estudos, uma camisa preta, por exemplo, mostra qualquer flacidez no rosto, já que a cor não reflete luz.

Na África, o preto tem naturalmente outro significado. Na bandeira da Uganda, por exemplo, significa o povo. Na de Malawi, simboliza uma nova era dos estados independentes e a nova consciência do povo. Não é a toa que o símbolo africano de liberdade é uma estrela preta com cinco pontas.

O movimento “Black is Beautiful” teve início nos anos 1960. e produz efeitos na moda até hoje. Em 1960, os negros pararam de seguir a moda branca e foram atrás de suas próprias tradições. Assim, o look etno/afro se tornou popular. Pela 1ª vez a indústria de cosméticos passou a oferecer maquiagens para a pele negra e apareciam modelos black nas passarelas.

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Preto nos remete ilegalidade e anarquia. Tudo que é proibido ou segredo é referente a cor. Trabalho e comércio negro (comércio ilegal), dinheiro negro (não declarado), listas negras (pessoas indesejáveis, adversários políticos), livros negros (leitura perigosa para os jovens). As organizações secretas que agem contra a lei também tem símbolos e bandeiras pretas.

Espaços pretos parecem bem menores do que os brancos. Os móveis e objetos na cor dominam o espaço, parecem mais pesados e brutos. Pelo forte contraste que fazem com o ambiente, eles podem causar a impressão de desajeitados. Um sofá preto parece ser mais duro do que um claro. Enquanto o branco irradia, aumenta óticamente a superfície, o preto concentra a ação dos limites dos objetos.

Dizem que o preto é uma das cores prediletas dos designers. Isso porque em alguns casos, a forma segue a função. O design muitas vezes significa a renúncia aos ornamentos, enfeites, padrões e cores supérfluas. Dizem que tudo mais clean (em preto, branco ou cinza) destaca a funcionalidade e praticidade, as verdadeiras virtudes do design.

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Quando a tecnologia surgiu, tudo o que queria ganhar a aparência de ser tecnicamente moderno se tornou preto: TVs, aparelhos de som, celulares, câmeras fotográficas e relógios. Antigamente, as cores deviam desaparecer para a técnica (e o design como falado acima) se mostrar em 1º plano.

Nos vários sistemas de coordenadas de cor, o preto é representado como #000000 (no sistema hexadecimal), como 0, 0, 0 (no RGB), 0º, 0%, 0% (no HSB) e 0, 0, 0, 100 (no CMYK).

A combinação do preto com branco significa clareza e verdade. No xadrez é assim, em um papel branco escrito com caneta preta também – a cor que deveria ser negativa, encontra outro significado ao ser associada com o branco. Até o ditado “preto no branco” tem por escrito um valor legal

Black box, a conhecida caixa de mágico, é o lugar onde acontecem estranhas transformações. É daí que surgiu o nome da “caixa preta”, expressão que passou a ser um conceito quando falamos em tecnologia e comunicações. A caixa preta é o local onde armazena-se dados de um sistema, como os gravadores de vôos de aviões. Na verdade elas são da cor laranja.Isso acontece para chamar mais atenção visual no caso de acidentes.

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A cor que os olhos veem quando está na total escuridão não é o preto, mas sim, um cinza escuro que é chamado de Eigengrau.

Segundo estudos, o efeito psicológico do que está impresso ou escrito em letras pretas é tão forte que letras coloridas parecem menos dignas de credibilidade. A fotografia e os filmes em P&B também parecem ter um valor documental maior do que uma foto ou vídeo em cores. Em um mundo colorido, dizem que o preto e o branco são consideradas as mais objetivas cores da realidade.

Justamente por isso, o diretor de cinema Sergei Eisenstein renunciou à cor em seus filmes. Ele acreditava que, “renunciando-se à atração das cores, a forma e o conteúdo receberiam uma maior atenção por parte do espectador”. Ele tinha convicção disso.

Dizem que um empresário americano, cujos funcionários se queixavam de ter que carregar caixas excessivamente pesadas, mandou pintar as caixas escuras de branco. Resultado: as queixas foram suspensas; os trabalhadores acharam que as caixas eram muito mais leves. Isso porque o preto muitas vezes é relacionado com algo pesado.

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No Oriente Médio, o preto representa o nascimento e a morte, o mal e o mistério. Nas culturas orientais e asiáticas, mostra a masculinidade, a saúde, a riqueza, e a prosperidade, porém, na Tailândia e no Tibete, a cor também é associado com o mal. Já na América do Norte e na Europa, preto é o fim, a morte, a formalidade e a lamentação, além de poder e força.

A cor absorve a radiação solar. Por esse motivo, se usarmos roupa preta em um dia de sol e de calor, a sensação de quente será bem maior.

A palavra preto tem origem no termo em latim pressus, que significa algo como “o ato da compressão” (vários pigmentos comprimidos). O preto pode ser obtido através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano).

A primeira cor a existir para os automóveis foi o preto. Henri Ford disse que todos os tons iriam bem em seus carros, mas o famoso Ford T, durante décadas, só existiu em preto.

Segundo estudos feitos por psicólogos britânicos, carros pretos são muito mais propensos a se envolverem em acidentes e brigas no trânsito. É também a cor que mais aquece o interior do carro — comprovado pela ciência. Carros pretos ficam aproximadamente 6° mais quentes do que um prata, além de aumentarem o consumo de combustível em até 2%. Mas isto não impede que seja uma das cores mais vendidas de automóveis — mesmo no Brasil, um país de clima tropical.

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