As Frases Feitas da Moda

Assim como no futebol existem frases feitas repetidas pelos craques, a moda também tem o seu repertorio de termos usados à exaustão no universo fashion

Saudades de Chanel

Quando abria a boca, as falas viravam pérolas eternas.

Tradução simultânea

O que o povo da moda fala e o que significa

“Efeito dramático”

Design teatral. Uma viagem do estilista que dura o tempo de uma passarela.

“Vocação grunge”

Muito usado para explicar as manjadas camisas amarradas nos quadris ou uma mistura inusitada de estampas. Mas têm vocação para tudo, retrô, vintage, etc.

“Remetendo a um look retrô, vintage”

Justificando a inspiração no passado. Parece falta de inspiração do estilista.

“Super a cara de…”

Quando se parece a algum movimento de moda, pessoa, época ou inspiração.

“Fiz uma colagem, uma costura invisível”

Significa que a coleção tem uma proposta que amarra toda a idéia do estilista.

“Lúdico”

Na boca de 9 entre 10 profissionais da moda. Não sei o significado na prática. No dicionário é uma forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança (?).

“Bacana”

Ninguém merece mais ouvir que uma roupa ou proposta é “bacana”. É hora de mudar o repertorio. Moda está em constante evolução, até nos termos usados.

“Aposta na alfaiataria”

Significa que no show room do estilista vanguarda existe uma coleção comercial de terninhos, calças e paletós- itens que mais vendem atualmente.

“Proposta divertida”

Divertido ou divertida serve para titular tudo o que estilista ou cabeleireiro não sabe explicar. Afinal alguém consegue traduzir o que é “roupa divertida”?

“Releitura”

“Releitura” é um clássico fashion. Geralmente é cópia do passado, repeteco de peças de outras coleções (releitura de mim mesmo) ou inspiração em estilistas consagrados.

“África, Espírito final dos anos setenta, Safári, Natural, Artesanato”

Muitos estilistas apontam estas influencias nas suas coleções atuais. Interessante que as mesmas tendências apareceram como referencia do verão internacional que já está nas vitrines do hemisfério norte.

“Superróla”

Para reforçar a importância de algum acontecimento ou justificar inspiração. Super é super usado pelo pessoal da moda, até demais.