Abrindo o zíper

O que seria da humanidade sem o zíper

As coleções estão enfeitadas com  zíper em muitas passarelas influentes.

Os dentinhos de metal, útil para fechar as roupas no corpo, também estão servindo de enfeite

Útil nas calças e sensual nas costas femininas, o zíper fecha todas

  • O zíper existe graças ao engenheiro americano W. Litcomb Judson, que em 1891, em Chicago, cansado de amarrar os cordões das botas, resolveu o problema desenvolvendo um componente prático, seguro e útil.
  • A primeira exibição pública desta maravilha aconteceu em 1893 na Exposição Colombiana de Chicago.
  • A original invenção, inicialmente conhecida como “The Original”, era uma engenhoca formada por uma série de ganchos e orifícios com uma garra para abrir e fechar. Era tão complicada que exigia cursos para aprender a usar e tirar, dificultando a popularização.
  • Em 1913, o sueco Gideon Sunback, que trabalhava nos Estados Unidos, aperfeiçoou a idéia, produzindo um fecho sem ganchos, usando dentes de metal se entrelaçando.
  • O primeiro uso comercial foi fechando cintos porta-moeda e bolsas de tabaco.
  • O zíper fechou roupas pela primeira vez nas jaquetas impermeáveis dos integrantes da Marinha Americana, em 1917.
  • Foi só na década de vinte recebeu o nome de zíper. B. G. Worth, da B. F. Goodrich Co., deu o nome de “zipper” a um fecho usado em calçados de sua empresa.

ziper 2

  • O zíper, que em português significa fecho e em inglês “slide fastener” (fecho corrediço) e em francês fecho-éclair teve o aval da moda quando na década de trinta a costureira francesa Elza Schiaparelli utilizou a invenção para fechar vestidos sofisticados ou deixá-los aparentes. Conta à lenda que a famosa costureira posicionou os fechos nas costas para que as mulheres pudessem pedir ajuda aos companheiros para abri-los, criando uma atmosfera sensual.

Os Tipos de Zíperes

Ziper fechado comum (Coil ziper)

De nylon ou poliéster, são usados para quase todos os tipos de peças. Uma espiral continua de dentinhos pregada a uma fita de tecido. São leves, flexíveis e correm fácil. Uma boa escolha para quem precisa de resistência ao calor e a ferrugem.

Quero aprender a costurar - Tudo sobre zíperes

Ziper invisível (Invisible zipper)

Muito usado em vestidos e saias, quase não dá para vê-lo ali, juntando as duas partes do tecido. Também são feitos de nylon ou poliéster, mas tem o puxador bem fininho, em forma de gota.

Quero aprender a costurar - Tudo sobre zíperes

Zíper aberto (Separating zipper)

São zíperes próprios para abrir em cima e embaixo, para separar totalmente a peça. Muito usados em blusas, casacos e peças com a frente totalmente aberta.

Quero aprender a costurar - Tudo sobre zíperes

Zíper de metal (Metal zipper)

Diferente dos zíperes comuns, que tem uma espiral contínua de dentes, os zíperes de metal tem os dentes presos individualmente na tira de tecido. Os dentes são feitos de alumínio ou níquel e são indicados para peças mais pesadas, como calças e jaquetas em jeans ou couro.

Quero aprender a costurar - Tudo sobre zíperes

Zíper de plástico moldado (plastic molded zippers)

São como os zíperes de metal, mas com grandes dentes de plástico, também pregados um a um na fita de tecido.

Quero aprender a costurar - Tudo sobre zíperes