Origem de alguns dos logotipos mais famosos do mundo

A ideia por trás de uma logo parece simples, mas é bem complexo.
A imagem acompanhará uma marca, será estampada em todos os seus produtos e, acima de tudo, será referência para a empresa.

A ideia final é que ninguém precise ler nada para entender do que se está falando

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Logomarcas de luxo e a origem de seus desenhos

Um logotipo assume um significado real para uma empresa, produto ou serviço partindo de uma inspiração bem orientada.
A inspiração tenta uma associação do desenho com a marca e a qualidade que simboliza.
Pablo Picasso afirmava que a inspiração vem de 5% de reflexão e 95% de trabalho.

Conheça a inspiração de algumas logomarcas mais desejadas do mundo

Versace

logomarca versace

A cabeça da Medusa que transforma as pessoas em pedra é a logomarca da Versace que ele criou em 1978 e se tornou um ícone da marca.

Yves Saint Laurent

logomarca ysl

Adolphe Jean-Marie Mouron ou simplesmente Cassandre (um pintor, artista e designer tipográfico) criou o logotipo YSL em dezembro de 1961 .

O desafio foi quebrar a regra de não misturar na mesma palavra dois tipos (fontes) de letra.

Hermès

logotipo hermes

A Hermès começou como uma pequena oficina de arreios de luxo e freios para as carruagens puxadas por cavalos em Paris.

Sua linha de produtos era dedicada a servir  nobres europeus.

O logotipo da Hermes traz uma carruagem real e um cavalo, e usa uma forma ligeiramente modificada do tipo de letra Memphis, que foi originalmente concebido por Rudolf Wolf em 1929.

Chanel

logomarca chanel

O logotipo da Chanel foi desenhado por Coco Chanel em 1925 e permanece inalterado até hoje.

Comenta-se que foi inspirado nos vitrais de curvas entrelaçadas da capela do orfanato onde Chanel passou a última metade de sua infância.

Outra fonte aponta para Boy Capel – grande amor da vida de Chanel e financiador de suas primeiras boutiques.

O logotipo duplo C parece sugerir as iniciais de Chanel e Capel numa sobreposição.

Prada

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A marca Prada utiliza apenas o nome na sua identidade visual atual, mas a marca já foi emoldurado por uma corda.

O design da corda data da época que a Prada foi escolhida como a fornecedora oficial para a Casa Real em 1919, permitindo utilizar o brasão (escudo) da Casa, que incluía a moldura em corda .

Louis Vuitton

logomarca louis vuitton

O monograma da Louis Vuitton foi usado pela primeira vez em 1896 e criado pelo filho do fundador, Louis Georges Vuitton.

O “padrão de flores de inspiração japonesa” do monograma foi criado para impedir a falsificação das  bagagem  e se tornou a primeira logomarca da moda.

Paul Smith

 

logotipo paul smith

A assinatura da logomarca não é do estilista inglês Paul Smith.

Foi criado por Zena Marsh no início dos anos 1970,quando trabalhava em sua loja em Nottingham Byard Lane.

O logotipo desenhado à mão foi levemente alterado no início de 1980, quando Smith abriu sua primeira loja em Londres.

Rolex

logomarca rolex

O logotipo dos relógios Rolex é uma extensão do slogan da empresa, que é “Uma coroa para cada conquista”.

Esse desenho tem sido usado desde o início da empresa em 1903.

Para os fundadores da Rolex Hans Wilsdorf e Alfred Davis, a coroa representa prestígio, vitória e perfeccionismo.

Burberry

logo burberry

Esse desenho foi elaborado em 1901, quando o logotipo foi chamado de “Burberry Equestrian Knigh”.

Incluí a palavra latina “Prorsum”, que significa “à frente”, já a armadura do cavaleiro sugere proteção e inovação na criação dos produtos da marca.

Gucci

O logotipo da marca Gucci representa as iniciais do fundador, Guccio Gucci, e foi criado por seu filho, Aldo, em 1933.

Embora semelhante ao logotipo Chanel (duas letras “C” entrelaçadas), nunca houve qualquer problema sobre as semelhanças.

Harrods

Criado por Minale Tattersfield em 1967, o objetivo do logotipo da loja inglesa Harrods, era unir uma variedade de mais de 300 itens expressando  a individualidade de cada produto através do design .

A identidade visual da marca Harrods foi atualizada em 1980.

Ralph Lauren

logomarca ralph lauren

O logotipo Polo foi visto pela primeira vez em 1970.

Ralph Lauren escolheu o nome  “Polo” para promover o esporte, associado a um mundo de elegância e estilo.

Marcas Esportivas

Adidas

A empresa foi registrada como “Adidas AG” em 18 de Agosto de 1949.

Suas peças de vestuário e calçados se caracterizam pelas três listras paralelas, que fazem parte do logotipo oficial.

Adidas

 

As três listras inconfundíveis foram inventadas pelo fundador Adi Dassler e, em 1949, apareceram pela primeira vez em calçados.

A marca começou a assinar vestuario em  1967.

O símbolo trifólio (que lembra um trevo de três folhas) surgiu em 1971 e permanece na coleção Adidas Originals até hoje.

Em 1997, a logomarca criada pelo Diretor de Criação Peter Moore transformou as três barras em uma montanha que representa os objetivos e desafios da empresa.

Em 2006, as duas últimas coleções passaram a usar as três listras seguidas pelo nome da marca.

Lacoste

LACOSTE - René Lacoste, o criador da marca, tinha o apelido de crocodilo. Isso explica o simpático animal que se tornou símbolo da empresa.

 René Lacoste, o criador da marca, tinha o apelido de crocodilo. Isso explica o simpático animal que se tornou símbolo da empresa.

Nike

O logo da Nike foi criado em 1971 por Carolyn Davidson, estudante de design da Portland State Universityque, que recebeu apenas 35 dólares pelo desenho.

O logo da Nike é inspirado no movimento de uma raquete de tênis, tanto que o nome inicial, antes de ser Nike, era Swoosh.

Nike

Em 1972, o primeiro tênis usando a marca chegou ao mercado.

Sete anos depois, o nome passou a ser grafado em letras maiúsculas.

Foi finalmente retirado em 1995, restando apenas o “swoosh”.

 

 

Xico Gonçalves
Xico Gonçalves
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