Carteira Clutch

Sempre a mão

“Clutch” é o nome das bolsas da estação que parecem saídas das coleções dos anos 1950.

cluntch

Rígidas, molengas, com alças pequenas ou na versão “carteirão” com fechos ou forma de envelope, a “clutch” nada mais é do que uma bolsa de mão, ou carteira de mão.

Ultra femininas surgem em materiais luxuosos como as peles exóticas ou em seda.

img-thing
Até 1920, as bolsas femininas eram saquinhos modestos pendurados em um cordão de seda. Dentro dele as mulheres carregavam um lencinho de renda, uma pequena embalagem de colônia e algumas moedas.

À medida que a liberdade feminina cresceu, aumentaram as necessidades do que carregar. Emile Hermès (criador da bolsa Kelly) foi quem percebeu que em 1930, as mulheres já andavam com seus próprios cigarros e isqueiros e criou uma bolsa que acomodasse estes utensílios sem amassar. A carteira “clutch” teve com as fumantes Coco Chanel e Wally Simpson – a Duquesa de Windsor, a popularidade que precisava para emplacar com sucesso total.

A partir dos anos 1950 as mulheres passaram a carregá-las de forma mais informal.
Se antigamente as “clutches” eram usadas apenas à noite, pra ir a festas mais chiques como casamento e formatura, nas coleções atuais acompanham ate looks super informais como os jeans.

As “clutches” atuais podem ser sem alça, com alcinha de mão, com alça comprida para pendurar no ombro ou “oversized” que segue a tendência da “lente de aumento” e pode ser usada em todas as horas do dia.

blue-bag-600x600

Dando um carteiraço

  • Dê um carteiraço na sua roupa. Ela vai parecer sofisticada com apenas uma troca de acessório.
  • A Cluntch é a melhor companhia para sua balada, mas não esqueça que a de tamanho grande fica um charme durante o dia.
  • As carteiras sem alças apesar de pequenos complementos, conferem um toque de elegância ao conjunto. Porém, diferente das bolsas com alças, fáceis de uso, a carteira exige certa sofisticação ao ser carregada, já que restringe os movimentos das mãos. Mas, fazer “modelão” com elas pode parecer antigo e pouco natural.

Encare

  • Carteiras festivas ou bordadas combinam com roupas sofisticadas e em couro, tecido ou palha com jeans e produções casuais.
  • Modelos vintage. As carteiras foram muito populares nos anos 70 e muitas mulheres guardaram as de couro nobre. Ponha em uso.
  • Para a noite e festas prefira modelos menores. Durante o dia as medidas devem harmonizar com o tamanho do corpo.
  • Essenciais para eventos sociais como teatro, jantar, casamentos ou festa sofisticadas. Fica um charme se usadas com luvas.
  • Algumas carteiras têm alças removíveis ou correntes fáceis de ser retiradas. Estas são recomendadas se dançar faz parte do programa.
  • Use embaixo do braço com naturalidade, presa com a mão em concha, segurando em uma das pontas ou com as duas mãos em frente ao corpo. O importante é que não pareça estar carregando um tijolo quente.
  • Podem ou não, combinar com os sapatos.
  • Com vestido longo, bordado ou coquetel opte por “clutch” em tamanho pequeno. Carregue o indispensável.

Maneiras modernas de segurar a carteira Cluntch

abfb7e5eba21fe5ead05b4f82b062b7f

Grandona- segure na parte de baixo

clutches-p

Dobrada- super atual com pegada na parte superior

how-to-carry-a-clutch (2)

Passando o braço na alça (visto na maioria dos desfiles internacionais)

clutch

Dobrada pegada na parte inferior

Xico Gonçalves
Xico Gonçalves
Artigos: 850

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*